fbpx
26.1 C
João Pessoa
InícioLuiz Célio Rangel"Não basta ter FÉ, é preciso ter AÇÃO"

“Não basta ter FÉ, é preciso ter AÇÃO”

- PUBLICIDADE -

 

- Publicidade -

As lendas e mitos judaicos de além-mar assinalam a presença de judeus Sefarditas Ocidentais na América do Sul, oriundos da Espanha e de Portugal,  de onde foram expulsos nos séculos XV, XVI e XVII.  São historietas bem-humoradas que valorizam a fé, a ação e a conduta prática do fazer acontecer. 

A lenda abaixo faz parte do avivamento do folclorismo e do sionismo cultural – principal força por trás da criação do Estado de Israel.

Conta a lenda que em um lugarejo às margens do rio Nilo, morava um homem devoto e generoso que buscava viver em harmonia com a vontade de D-us. Certo dia, ocorreu uma tromba d’água – chuva muito forte, restrita aquela região.

A chuva parecia que nunca mais iria terminar, e todo o lugarejo, aos poucos, foi sendo inundado. Logo que as águas começaram a subir desenfreadamente, o homem buscou refúgio no telhado de sua casa, mas aquela chuva continuou constante e intensa, e logo ele se viu obrigado a subir no telhado da casa vizinha, bem mais alto que a sua casa. Então, apareceu um pequeno barco de salvamento para levá-lo a um lugar mais seguro. O devoto e resignado homem, porém, mandou o barqueiro ir embora, dizendo:

– Amigo, eu tenho muita fé em D-us. Oro nas horas grandes e tenho plena confiança que Ele cuidará de mim.

Contrariado com a resignação daquele piedoso homem, o barqueiro partiu em busca de outros salvamentos. 

A chuva torrencial, entretanto, continuou e, logo, as águas chegaram ao nível do seu pescoço. Apareceu também um pequeno bote de salvamento, mas o piedoso homem agradeceu ao resgate proposto, dispensando-o da mesma maneira: – Eu tenho muita fé em D-us. Oro nas horas grandes e tenho plena confiança que Ele cuidará de mim.

A chuva copiosa, quase diluviana, não dava sinais de tréguas.  As águas haviam subido a tal ponto que o piedoso homem mal podia respirar pela boca e nariz, quando apareceu um helicóptero da Defesa Civil sobrevoando aquele telhado. Lançaram uma escada de cordas para que ele subisse.

– Suba meu amigo, a chuva vai continuar, segundo a meteorologia – disseram os homens do helicóptero. – Fique tranquilo, nós o levaremos a um lugar seguro.

– NÃO! – gritou o piedoso homem, repetindo as mesmas palavras de antes. Logo, mandou o helicóptero ir embora.

No entanto, a tempestade não parou. As águas continuaram subindo e, por fim, o homem acabou morrendo afogado.

Por ser uma pessoa devota e generosa, seu espírito foi levado ao paraíso celestial. Passados alguns dias, lhe foi concederam uma audiência com D-us.

Ao ser introduzido à presença do Eterno e Todo-Poderoso, o homem falou de seu inconformismo em ter morrido afogado.

– Senhor D-us, eu sempre depositei tanta fé em Vós. Eu acreditei em Vós de todo o meu coração e todo meu entendimento. Orei sem cessar, procurei seguir vossos mandamentos e cumprir a Vossa vontade. Simplesmente não entendo o porquê disso ter acontecido comigo.

D-us então coçou a cabeça e disse:

– Pois é, meu dileto filho. Eu também não entendo. Eu lhe enviei dois botes de salvamento e um helicóptero, e você a todos rejeitou. Não basta ter fé, é preciso ter ação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A fé é como uma vacina contra o desânimo e a proliferação do pessimismo. Apoiados na fé, construímos uma vida com resiliência – um mundo interior capaz de suportar grandes adversidades.

A fé é o combustível da vida. A forma de mantê-la viva é não se desencorajar diante das “tempestades” que as intercorrências da vida nos apresentam, pois, a cada “tormenta”, se não possuirmos uma boa autoestima e a confiança em um Ser Superior – o D-us do nosso coração e da nossa compreensão, corremos o risco de perder de forma irrecuperável esse combustível.

A fé é o mais frágil dos sentimentos, porém, uma virtude parceira do amor e da esperança. A perda da nossa fé endurece nossos sentimentos, enfraquece nossos relacionamentos e deixa a nossa vida monótona, incolor, insípida e inodora. Uma vida com essas características é uma vida sem perspectivas. Quem cansou de lutar, tentar e desistiu de tudo, experimenta uma vida que apenas espera o seu fim, por pensar que nada mais pode mudar o rumo dos acontecimentos. Quando se perde a capacidade de sonhar, a busca da felicidade confunde-se com a própria utopia.

Infelizmente, por carência ou esvaziamento da fé, em várias ocasiões somos atingidos por situações que podem nos levar ao desespero.

Quem tem uma fé inabalável, tem uma grande força interior capaz de gerar, sobre si, uma aura de proteção, uma couraça energética inquebrantável contra o desânimo, a desesperança e a prostração. Ter fé é ter a certeza de que aquilo que desejamos será conseguido. A fé nasce, cresce e estará sempre em segurança em um coração contrito e resiliente. Lembre-se, o amor é um ato de fé, quem tem pouca fé, terá, também, pouco amor.

A fé independe de crença ou religiosidade, simplesmente existe no coração do ser humano como um alento de vida, reminiscências do sopro do Criador. (Bereshit/Genesis – 2:7).

A fé também nos ensina que somos imagem e semelhança do próprio Criador. (Bereshit/Genesis – 1:26)

Na prática, o ser humano não consegue viver sem fé, pois, ser ateu ou ser agnóstico é também uma decisão de fé nesses postulados, e não uma conclusão do conhecimento científico.

                                                                                                                          Revisão de Texto: Nilma Lima




Relacionados

26 COMENTÁRIOS

  1. Grata pelo texto claro e útil nesse tempo de necessidade de Fé e Ação.
    A lenda tem a vantagem de transmitir imediatamente o Ensinamento !
    As conclusões de cada leitor ficam por conta da compreensão e vontade de aprender !
    Vamos às ações úteis e necessárias !🙌🏽🌟🌻💙

  2. Heladio Costa: Obrigado meu amigo Luiz Célio pelo texto maravilhoso. Em tempos tão nebulosos como os que estamos passando nessa pandemia, atrelado a um Presidente negacionista, este texto vem nos encorajar cada vez mais a encarar tudo sem nos abater. Como diz a canção de nosso conterrâneo Geraldo Vandré "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"

  3. Como sempte, excelente texto Célio para auxiliar no processo de crescimento interior.A fé é tão necessária em nossas vidas como o oxigênio que precisamos respirar para viver. A verdadeira fé sempre estará associada a ação
    Pois a fé cega, é uma pseudo fé e e nos torna muito frágeis diante das adversidades.Nem toda a pessoa que segue uma religião tem fé, pois a fé é ter religiosidade, isto é, sentir que fazemos parte de uma grande família universal, e vivenciarmos isso em nossos atos diários, é sentir a presença de Deus não só nos templos, mas no irmão do caminho, na natureza, resumindo em toda a criação.E se a nossa fé for assim, nos momentos de adversidade por estarmos vibrando e agindo na regra áurea de todas as religiões Amar a Deus e app próximo como a si mesmo.Masbpara amar a Deus e ter essa fé verdadeira, precisaremos primeiro no amar para depois amar não com o pseudo amor, mas reconhecendo que somos luz, porém que carregamos sobra dentro de nós, a sombra que obscurece a luz,que é o amor incondicional que os missionários enviados a terra por Deus vieram nos ensinar.Ao final, tudo está inserido na reforma íntima, no conhecermos a nós mesmos e não termos medo das sombras que encontrarmos e nos colocarmos em ação para nos melhorar, só assim teremos a verdadeira fé que também é ação.A fé inquebrantável.

  4. Belíssimo texto meu amigo querido! Quanta generosidade a sua em nos permitir o deleite desse texto diante desse momento difícil! E é com toda gratidão que te desejo FÉ E AÇÃO no por vir! Obrigado por escrever com tanto amor!

    "A fé nasce, cresce e estará sempre em segurança em um coração contrito e resiliente. Lembre-se, o amor é um ato de fé…"

  5. Parabéns pelo excelente artigo Luís Célio,esse texto abriu minha mente que para quem têm fé e ação nada é impossível, uma pessoa que possui uma fé inabalável não existe vida ruim ou sem sentido,porque o verdadeiro sentido é nunca parar de acreditar no criador e que tudo pode melhorar.Que a fé inabalável é a ação consciente sempre estejam entre nós.Gabriel Estrela

  6. Luiz Célio,
    Agradável abordagem!
    Destaco particularmente:

    "A fé nasce, cresce e estará sempre em segurança em um coração contrito e resiliente. Lembre-se, o amor é um ato de fé, quem tem pouca fé, terá, também, pouco amor"

    O Altíssimo nos conceda Sua Benção!

  7. A fé para mim é primordial. Sem ela estamos aniquilado sem alegria sem esperança, perdidos nos momentos de aflição. Como se diz a fé remove montanhas. Parabéns Luiz Célio. Belo texto.

  8. Recebemos muitas mensagens solicitando o texto escrito (na ímtegra) do poema ACREDITE de Braulio Bessa

    ACREDITE

    Bráulio Bessa
    Acreditar é ter fé
    naquilo que ninguém prova.
    É dispensar a certeza
    que geralmente comprova.
    Pois a dúvida é uma dívida
    e a conta só se renova.
    Acredite no improvável,
    acredite no impossível,
    enxergue o que ninguém vê,
    perceba o imperceptível
    e enfrente o que, para muitos,
    parece ser invencível.
    Acredite em você,
    na força da sua fé,
    nas vezes que você teve
    que remar contra a maré.
    Cada “não” que alguém lhe disse
    deu forças pra que surgisse
    um desejo de provar
    que quando a gente tropeça
    se levanta e recomeça
    sem parar de caminhar.
    Acredite em tudo aquilo
    que lhe torna diferente
    em tudo que já passou
    e no que vem pela frente.
    Acredite e seja forte,
    não espere pela sorte,
    não espere por ninguém,
    pois de tanto esperar
    você pode estacionar
    e deixar de ir além.
    Acredite e não se explique
    pois poucos vão entender:
    só se compreende um sonho
    se o sonhador for você.
    Há quem possa lhe animar,
    há quem possa duvidar,
    há quem lhe faça seguir.
    Mas não descuide um segundo
    pois muita gente no mundo
    quer lhe fazer desistir.
    Acredite, pense e faça,
    use sua intuição,
    transforme sonho em suor,
    pensamento em ação.
    Enfrente cada batalha
    sabendo que a gente falha
    e que isso é natural,
    cair pra se levantar,
    aprender pra ensinar
    que o bem é maior que o mal.
    Que primeiro a gente planta
    e só depois vai colher.
    O roteiro é sempre este:
    lutar pra depois vencer.
    E que a arma mais potente
    seja sempre a sua mente
    munida só de bondade.
    Se você não se entregar,
    dá até pra acreditar
    nessa tal humanidade.
    Enfim, acredite em tudo
    que é bom e lhe faz bem.
    Acredite, inclusive,
    no que lhe faz mal também,
    já que, pra se proteger,
    é preciso conhecer
    o que vai se enfrentar.
    Que você nunca se esqueça:
    Não importa o que aconteça
    Não deixe de ACREDITAR!

  9. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, é a prova das coisas que se não vêem.
    Não adianta termos só fé e continuar agindo de acordo com nossas VONTADES,MAS SIM AGIRMOS DR ACORDO COM A VONTADE DE DEUS

  10. Ter fé e preciso. Mais também esta aberto para entender as respostas de Deus para nós. O homem orou, o senhor respondeu e o homem não comprendeu a resposta de Deus para com ele. As vezes e preciso saber que ação tomar. Diante da situação da vida. ótimo texto .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

Comprei Flores

À frente batem as malas

A estranheza do ninho

error: Conteúdo Protegido!