fbpx
27.1 C
João Pessoa
InícioCristina CoutoMulheres de Holanda

Mulheres de Holanda

- PUBLICIDADE -

Cantar no feminino é o um dos traços poéticos de Chico Buarque de Holanda, o mais evidente está mesmo à flor da pele. Poucos souberam traduzir os sentimentos mais profundos da alma feminina como ele. Nos últimos tempos não apareceu ninguém, nem mesmo as mulheres, com tanta habilidade para expressar em palavras o que mexe com a nossa alma.

- Publicidade -

A relação de Chico Buarque com feminino não se realiza somente quando a mulher assume o sujeito do discurso; os sentimentos, as ações e reações são revelados no universo e no jeito feminino de ser. Em  Mulheres de Atenas, submissas que “despem-se pros seus maridos, bravos guerreiros de Atenas”. A mulher carente de Atrás da Porta que se aranha, se agarra e se arrasta aos pés do homem amado e acaba abandonada num tapete atrás da porta. Ou a prostituta Ana de Amsterdã que cruza o oceano na esperança de casar, faz mil bocas pra Solano e foi beijada por Gaspar, e acaba sendo amante da Lésbica Bárbara que vaga pela noite desesperada e nua e vive uma paixão vadia, maravilhosa e transbordante feito uma hemorragia.

A mulher leviana de Folhetim que se contenta com uma coisa à toa, uma noitada boa, um cinema e um botequim, ou a de Sob Medida que é traiçoeira e vulgar, não tem nome e nem lar, que é bandida e solta na vida, mas sob medida pros carinhos do seu homem. A sensual de “O Meu Amor” que deixa a mulher amada maluca quando lhe roça a nuca e quase lhe machuca com a barba mal feita.

A apaixonada de Tatuagem que quer ficar impregnada no corpo do seu homem e se perpetuar como escrava que ele pega, esfrega, nega, mas não lava. A independente de Olhos nos Olhos que aprendeu a viver sozinha e até sentir que sem ele passa bem demais e acaba descobrindo outros amores e outros prazeres. 

E no dedilhar do violão, na tinta da caneta e nos sonhos do artista que Chico Buarque mergulha na alma feminina e na profundeza dos sentimentos gera as canções em forma de poesia, numa verdadeira comunhão de beleza e de revelação que só a alma sensível do poeta pode despontar.

Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente é impressinante como Chico Buerque consegue como homem interpretar tão bem a alma feminina Será esta a razão de ele ser tão amado até mesmo venerado pela maioria das mulheres? Mesmo envelhecido, com cabelos brancos e um rosto senil recebe muitas aclamações de: LINDO!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Espelho

Almas divididas

Mais Lidas

error: Conteúdo Protegido!