fbpx
28.1 C
João Pessoa
InícioLuiz Célio RangelEm busca da felicidade

Em busca da felicidade

- PUBLICIDADE -

 

- Publicidade -

Ontem, 20 de março, comemorou-se o DIA MUNDIAL DA FELICIDADE”. Esta data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em junho de 2012, considerando que as pesquisas norteiam que “a busca da felicidade é um dos objetivos fundamentais do ser humano”.

A proposta de efetivar uma data para celebrar a FELICIDADE veio do Butão – reino budista no extremo leste do Himalaia, que desde 1972 mede o índice de Felicidade de seus cidadãos. 

O FIB (Felicidade Interna Bruta) é um indicador sistêmico inovador, desenvolvido pelo Butão, mensurado por dez pilares: educação para a inclusão social, preservação e promoção dos valores culturais, resiliência ecológica, boa governança, vitalidade comunitária, saúde, desenvolvimento sustentável, diminuição da jornada de trabalho, esporte, igualdade entre gêneros e liberdade de pensamento.  No Butão o FIB tem a mesma importância do PIB (Produto Interno Bruto), porque se considera que cidadãos felizes tem um papel igualmente importante como os cidadãos produtivos. 

Mas o que é Felicidade? 

Presume-se que a cada pessoa a quem fizermos essa pergunta, obteremos uma resposta circunscrita a suas experiências vivenciais, pois a felicidade, num certo sentido, é algo pessoal e intransferível. 

Genericamente, a ideia de felicidade, compartilhada pela maioria das pessoas, compreende-se em ter saúde, amor e uma boa condição financeira.  

A concepção de felicidade, certamente, acompanha o ser humano há muito mais tempo. Ela faz parte das primeiras reflexões filosóficas sobre ética que foram elaboradas na Grécia Antiga. 

As TRÊS GRAÇAS ou CÁRITES, na mitologia grega, eram apresentadas como três irmãs donzelas que têm os ombros colados umas às outras: AGLAIA – Deusa da claridade, TÁLIA – Deusa do florescer e EUFROSINA – Deusa da alegria e da felicidade.

“As Graças” presidiam os banquetes, as danças, os encontros sociais e as ocasiões festivas. Desse modo, se fez das TRÊS GRAÇAS um arquétipo associado à FELICIDADE e tudo o que nos traz prazer, contentamento e emoções positivas. 

Na atualidade, entende-se que a felicidade é mais determinada pelo estado mental de uma pessoa do que por acontecimentos externos. Desse modo, quanto maior o nível de equilíbrio, prudência, harmonia e serenidade de uma pessoa, maior será a capacidade de levar uma vida feliz e prazerosa.

Assim, a felicidade plena é do coração, é própria da vida, está sempre presente e não precisa ser criada ou conquistada. A felicidade plena pode ser sentida e vivida no momento presente.

O certo é que todos nós vivemos em busca da FELICIDADE. O empresário, o empregado, o religioso, o agnóstico, o esportista e o cartola estão sempre fazendo o melhor que podem – em busca da felicidade. 

Sem dúvida, pessoas de atitudes mais positivas encontram esse caminho com mais facilidade, de uma forma mais leve do que aquelas que levam a vida de forma pouco benevolente e mais negativa consigo mesmas.  

Do ponto de vista conceitual, encontramos também que FELICIDADE é um estado de quem é feliz por ter uma sensação de bem-estar e contentamento. Pode ocorrer por um motivo específico ou por alguma satisfação onde o indivíduo se sinta realizado e que não tenha nenhum tipo de sofrimento. 

Na prática, a felicidade é feita de várias emoções e sentimentos, por um sonho realizado e/ou por um desejo atendido.

Freud dizia que todos nós somos movidos pela busca da felicidade, mas que isso era utópico, uma vez que, no mundo real, todos temos fracassos, portanto, o máximo seria as pessoas terem apenas alguns momentos felizes.

A boa notícia é que você pode reprogramar sua condição neuro-emocional, ou seja, seus pensamentos e processos mentais, para criar uma oportunidade de se entender nesse universo de busca da felicidade.


AÇÕES CAPAZES DE DESPERTAR SENTIMENTOS DE FELICIDADE


A seguir, apresentaremos uma relação de 6 (seis) ações capazes de despertar sentimentos externos de felicidade, mesmo em um tempo de múltiplas inquietações, como angústia e ansiedade. 

1. Visitar o perfil “Coisas para fazer na quarentena” – um maravilhoso banco de ideias e ações, disponível gratuitamente no Instagram.  Essa página traz valiosas dicas que vão desde atividades diárias que ajudam a passar mais rápido o tempo ocioso, até um aplicativo de aprendizagem de línguas;

 2. Conhecer virtualmente grandes museus ao redor do mundo. Para sua comodidade, selecionamos os links  dessas organizações culturais, a sua escolha: Pinacoteca de Brera (Milão), Galeria Uffizi (Florença), Museus do Vaticano (Roma), o Museu Arqueológico (Atenas), o Museu do Prado (Madrid), o Louvre (Paris), o Museu Britânico (Londres), o Museu Metropolitano (Nova Iorque), o Hermitage (São Petersburgo) e a Galeria Nacional de Arte (Washington). Tudo isso ao alcance de sua mão com apenas um clique; 

3. Assistir as melhores comédias, ação, dramas, entrevistas, viagens e seriados pelas plataformas de streaming da Netflix e/ou da Amazon. Ver ou rever nossos filmes favoritos, sempre nos leva para um lugar acolhedor na nossa memória;

4. Assistir a um show online (ao vivo), onde os artistas fazem lives pelas redes sociais e que incentivam a ficar em casa, o que ajuda a reduzir a sensação de isolamento;

5. Ler ainda é uma grande opção. No site da Brasiliana, você pode baixar livros gratuitamente e mergulhar em diferentes mundos por horas a fio;

6. Aprender a cozinhar acessando o site da CASA PRÁTICA QUALITÁ. Encontre 15 motivos para você aprender a cozinhar pratos deliciosos e de fácil preparo. https://www.casapraticaqualita.com.br/noticia/15-motivos-para-voce-aprender-a-cozinhar-ja_a238/1


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Chegamos à conclusão de que a Felicidade é algo imaterial, pois só a encontramos dentro de nós mesmos. Ser feliz é colecionar momentos, buscar continuamente o bem-estar e o equilíbrio emocional e racional, dominar pensamentos e paixões, procurar ter uma vida com virtudes e evitar hábitos que levam ao descontrole psicossomático.

Desta forma, cabe-nos aproveitar cada momento e buscar dentro de nós “a verdadeira felicidade”.

A gratidão é irmã gêmea da felicidade. Quando somos gratos por algo, estamos nos abrindo ao mundo para trocar experiências. Além disso, ajudar e ser ajudado pode criar laços e oportunidades que trazem felicidade em nossas vidas. 

Lembre-se sempre que, para trilhar o caminho da felicidade, é preciso: 

1. Ter muita clareza do que te faz feliz;

2. Construir pontes ao invés de muros;

3. Deixar as expectativas de lado;

4. Criar metas pessoais positivas;

5. Apostar no seu poder de resiliência e superação; 

6. Passar mais tempo dedicado a quem você ama;

7. Não procurar as lojas (os shoppings) quando estiver triste;

8. Praticar o otimismo e o positivismo comportamental;

9. Ser a sua própria fonte de felicidade;

10. Ser sempre grato.


                                                                                                                                                           Revisão de texto: Nilma Lima














 









Relacionados

11 COMENTÁRIOS

  1. Juliana Guedes: Adorei o texto. Achar felicidade dentro de si é decisão, principalmente, no momento que atravessamos. Dicas bem úteis! Muita felicidade para todos!! Bom domingo!

  2. Como outros textos publicados por você amigo Luiz Célio, esse é magnífico, eu já tive e certamente ainda terei outros momentos felizes em minha vida, mas em dezembro de 2020, eu passei por uma ou talvez a maior provação de minha vida, a infecção pela COVID-19 e certamente o maior momento de felicidade da minha vida, foi a certeza de está recuperado desse grande mal e a continuidade da minha vida. Namastê!

  3. Seu texto está maravilhoso. Quando eu acordo eu tenho duas opções buscar a felicidade naquele dia ou me entregar para os problemas que eu sou incapaz de resolver. Cada dia tem uma sementinha de felicidade, vamos cultivá-la.

  4. Este texto é pra ser lido, relido e consultado mormente nesta fase dificil que estamovivenciando com dolorosas perdas em que nos perguntamos muitas vezes:felicidade, por onde andas? E o bom ê que ela existe e aí está a sabedoria deste texto num verdadeiro manual de alento e sugestões para ajudar a reencontrá-la e seguir em frente na certeza de que fomos criados para ser felizes

  5. Concordo plenamente que a felicidade está dentro de nós mesmos e que a vida é feita de momentos felizes aos quais devemos ser gratos sempre.Sim adorei as dicas para afastar a monotonia nestes dias difíceis que vivemos hoje

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

O sentido da Páscoa

A poesia

Os dois corredores

Mais Lidas

Comprei Flores

À frente batem as malas

A estranheza do ninho

error: Conteúdo Protegido!