fbpx
26.1 C
João Pessoa
InícioJoão Vicente MachadoA variante do Covid 19

A variante do Covid 19

- PUBLICIDADE -

 

- Publicidade -

O crescimento da pandemia do Covid 19 nos obrigou a mudar o nosso rito editorial, em comum acordo com o Dr: Ronilton Pereira Lins que escreve às sextas feiras excelentes artigos com a sua visão de jurisconsulto.. Tivemos que ocupar improrrogavelmente  o espaço que lhe é reservado, para tratar de um assunto recorrente, que tem assumido proporções gigantescas e alarmantes e levado à morte milhares de pessoas.

Desde o principio da crise sanitária, a ciência tem orientado as autoridades sanitárias de um modo geral e o governo brasileiro de modo particular, para a adoção de políticas públicas de enfrentamento da pandemia. No entanto, o  Ministério da Saúde, na pessoa do próprio Ministro,  a quem competiria por oficio  o planejamento, a implantação, o monitoramento,  e a sustentabilidade das ações de saúde, nada faz, mesmo tendo ao seu dispor  do maior Programa de Saúde Pública do mundo que é o Sistema Único de Saúde – SUS, o qual  precisa ser fortalecido e revigorado, pois o resto ele sabe fazer.

Desde o principio da pandemia é patente a falta de sintonia entre as esferas de governo, onde o protagonismo tem na iniciativa dos governos estaduais, obrigados a enfrentar sozinhos a virose, e ainda por cima  ter de suportar a  incompetência crônica do ministério da saúde que já trocou de ministros por quatro vezes, alguns deles pusilanimemente suportando   a pressão dos grupos econômicos e financeiros pelo fim do isolamento, a pressão popular pelo emprego perdido ou não conseguido e a incompreensão de parte da população que subestima a gravidade e afronta todas as regras de isolamento e higiene  propostas.

O péssimo exemplo do Presidente Bolsonaro deve ter servido de paradigma para essa loucura coletiva que a todo instante procura burlar a vigilância sanitária e policial, a ponto de um Deputado amigo da família Bolsonaro, preso por desrespeito ao STF como instituição, se negar acintosamente a usar máscara, aplaudido pela milícia que o seguia, que ao largo  agredia os contrários em frente à Delegacia de Policia.

A aglomeração é sem duvidas a maior causa de propagação da doença, e precisa ser,  combatida, se preciso, energicamente.

É bom lembrar que três momentos de aglomeração que foram as eleições, o natal e o ano novo, tiveram como reflexo essa escalada crescente de contágio que conduziu a rede pública ao pré – colapso do atendimento no qual nos encontramos.

Carnaval Lucena/PB 2021

Agora, por ocasião do  carnaval, a leniência e pusilanimidade dos governadores, aliada à   imprudência de parte da população, foi armada  uma bomba relógio que explodirá nas próximas semanas.

Apelamos mais uma vez às pessoas de boa vontade para que façam a sua parte e lembrem-se de que a euforia, a musicalidade e a sonoridade  do seu frevo, paradoxalmente contrastam com o som da marcha fúnebre das famílias dos mortos.

É verdade que a vacina que passou por um processo contestatório e procrastinatório por parte do próprio Presidente da República sem nenhuma fundamentação cientifica,  chegou como fruto da forte  pressão popular.

O processo de vacinação, mesmo sofrendo o racionamento por parte do governo federal, começou e a duras penas vem sendo desenvolvido. Todavia engana-se quem pensa que a vacina por si só dispensa o isolamento e as práticas de higiene. Ledo engano que pode custar vidas humanas.

Portanto sejamos humanos e solidários porque o próximo entubado  poderá ser um de nós, isso se tiver leito de UTI disponível. Do contrario e infelizmente, a morte ocorrerá  nos corredores dos hospitais superlotados.

 

Dados dia 18/02/2021

 

 

 

 

Relacionados

2 COMENTÁRIOS

  1. A responsabilidade pela elaboração e implementação de políticas públicas de saúde em qualquer país que se prese é do governo federal.
    Jair Bolsonaro além de dar as costas para o povo nessa hora de agudizzcao da crise sanitária tem incentivado com o seu mau exemplo a transgressão às regras básicas de contensão da pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Telas: será mesmo um vilão?

Uma dádiva chamada vida

Os melhores professores

Mais Lidas

Contemplação

Uma dádiva chamada vida

Mãe, quem és tu?

Timbu, um amigo dos seres humanos

error: Conteúdo Protegido!