fbpx
33.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasResumo Semanal 11 A 17/10/2020

Resumo Semanal 11 A 17/10/2020

- PUBLICIDADE -

                                                                     

Por: João Vicente Machado

- Publicidade -

  •   DISSIMULAÇÃO AMBIENTAL.
    A ministra da agricultura Tereza Cristina, declarou em uma audiência no Senado na sexta feira da semana passada que: “Se nós tivéssemos um pouco mais de gado no Pantanal, teria sido um desastre menor” e mais: “o boi é o bombeiro do pantanal”

  Se não fosse o respeito que temos pelos nossos leitores e com a população de modo geral, deixaríamos essa heresia sem resposta, mas vamos precisar desenhar para tentar fazer com que ela não pense que somos imbecís e queira “passar essa boiada”.

   Os bombeiros e sapadores têm uma ilustração muito didática para representar  a origem e a sustentação do incêndio que é a figura de um triângulo chamado triângulo do fogo. É sabido da geometria plana, que o triângulo tem três lados e três ângulos. Vejamos e interpretemos a figura: 

Na figura ao lado, a base do triangulo em vermelho, representa a fonte de calor necessária ao ateamento do fogo que pode ser um fósforo ou uma bucha inflamada. O lado azul representa o comburente que é o oxigênio, ou seja, o que reage com o combustível para provocar e manter a combustão e a chama acesa. O lado amarelo é o combustível, ou seja: gás, óleo diesel, lenha, capim, arbustos e madeiras de um modo geral.

Para haver fogo ou incêndio é necessário ocorrer às três coisas simultaneamente. A falta de uma delas apaga o fogo,  desmanchando  o triangulo ocasião em que o fogo apaga.

Agora sim, vamos tentar entender  o que quer a ministra quando propõe “um desastre bem menor”. Ela sugere transformar tudo em pastagens para que o boi comendo, evite o incêndio. Por isso ela chama o boi de bombeiro.

Só que ela não fala que retirando a cobertura vegetal para plantar capim, as nascentes morrerão e com elas morrerão os rios e acabará a  água,  o boi  morrerá de sede e fome, tanto  ele como o tratador que é o vaqueiro e seu cavalo e todas as espécies vivas do Pantanal. A menos que ela leve tudo para a Amazônia para que os bois continuem como bombeiros. Espero que depois de desenhado ela aprenda.

Ricardo Salles achando pouco, declarou terça feira desta semana  que dos 15 milhões de hectares do pantanal o governo federal só tem competência para fiscalizar 6%, ou seja, 900mil hectares. É pouco ou quer mais? Isso não é ministério e sim uma trupe.

  •  DINHEIRO NA CUECA

Uma forma estranha de transportar dinheiro é na cueca, mas na quinta feira foi divulgada a noticia de que o senador Chico Rodrigues do DEM de Roraima, vice-líder do governo no senado, foi flagrado com 33 mil reais na cueca, dinheiro que seria destinado à saúde e o combate à pandemia no seu estado.   Como ele pertence ao DEM, comenta-se a boca miúda que o dinheiro  foi encontrado no centrão.

A espetacularização do achado creio eu que beneficiou o senador, pois desviou a atenção do povo para a cueca ou o centrão do senador, e a destinação do dinheiro está sendo esquecida, pois   o que se questiona nesse episódio  não é o destino do dinheiro e sim o local de armazenamento. Bolsonaro já deu declarações se afastando do senador naquela de “não ter nada com o fundo dessas calças”

Enquanto isso as crianças, os idosos, os doentes e a população de Roraima de um modo geral estão prejudicados.

                 

  • DIA DO PROFESSOR

     A semana que finda registrou o dia consagrado ao professor e aqui nesse sitio já fizemos referência na edição do dia 15/10/202º.  Todavia entendemos que o professor mereceria não um dia apenas, mas um ano inteiro de homenagens. Por isso queremos aqui reafirmar todo nosso apoio e solidariedade aos professores de todos os níveis, mas em especial ao professor polivalente no meu tempo chamado de professor primário.   

Se observarmos bem, veremos que todos os graduados, pós-graduados, mestres, doutores, pós-doutores das especialidades diversas foram todos  formados para a vida pelo professor polivalente que de posse de uma pedra humana bruta, lapidou um brilhante intelectual e um cidadão  para a vida. 

O que nos entristece é ver esses homens e mulheres ascenderem a postos de decisão e esquecerem-se do professor, relegando-o a quarto ou quinto plano.

Tomemos esse ano como marco inicial e vamos todos encampar essa boa causa no sentido de construirmos gradualmente, melhores condições de trabalho e vida para o professor!

 Após uma longa caminhada de apoio cuidado e desvelo, a professora Dona Maria Lina Machado que foi minha irmã e mãe de criação, depois de forjar minha personalidade e caráter, encerra orgulhosa a  sua missão, me dando régua e compasso para eu  traçar as retas e curvas da minha  vida.


  • TRABALHO INFORMAL NO BRASIL

Leio que o número do desemprego formal chega a assustosa cifra de 14% da força de trabalho que somados a 23% do subemprego e mais 42% de trabalho informal atinge um número assustador de 79%. Temos ouvido o sinistro Paulo Guedes, um ultraneoliberal insistir numa  tese já abandonada pelos  Chicagos Boys  por considera-la ineficaz.

A menos que eu seja míope, não estou enxergando saída para a nossa economia pelo menos por enquanto quando o próprio FMI aponta para uma queda vertiginosa do nosso PIB até o fim do ano.

Quando calculamos que o país está a beira de um abismo econômico, ainda tem gente que acha que não,  baseado nos 300 contos de reis do auxilio emergencial que pelo que se prenuncia se acabará em 16 de novembro. 

E ainda tem aqueles  os piores que são os que procuram Bolsonaro como cabo eleitoral e até os ditos de esquerda que andam sonhando com a mirage bolsonarista ancorados em acordos exóticos.  Marcello Fivella prefeito do Rio de Janeiro que o diga, pois toda vez que fala ou encosta-se em  Bolsonaro cai um ou dois pontos.  

Relacionados

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Telas: será mesmo um vilão?

Uma dádiva chamada vida

Os melhores professores

Mais Lidas

Contemplação

Uma dádiva chamada vida

Mãe, quem és tu?

Timbu, um amigo dos seres humanos

error: Conteúdo Protegido!