fbpx
25.1 C
João Pessoa
Início Resumo Semanal - 06 a 11/10/2020
Array

Resumo Semanal – 06 a 11/10/2020

 

                                 

Por: João Vicente Machado

  • A facada virótica

    A notícia do teste positivo de Covid-19 que teria vitimado o Presidente dos Estados Unidos, internado no dia 04/10/2020, em plena campanha eleitoral na qual ele disputa a presidência da república, a mim soa como algo parecido com uma “facada virótica”, para catalisar o coitadismo, a consternação pública  presente em ocasiões como essa, para transforma-la em votos, como aconteceu com “facada”  do seu discípulo brasileiro que é Bolsonaro. 

Até aqui na paróquia aconteceu um fato ridículo de “um atentado” a um candidato eleitoralmente inofensivo.

Mas voltando aos USA, primeiramente circulou, ou fizeram circular, uma versão dando conta da gravidade do quadro de saúde do presidente que era considerado grave, e agora chega a informação oficial de que tivera  alta, indo  curar a virose na Casa Branca, segundo Sean Conley, comandante da marinha e médico do presidente:  “O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está extremamente bem, com a saturação variando entre 95% e 97%,  não apresentando  nenhum sintoma do Covid-19,” afirmou ele. 

Fecham-se as cortinas, encerra-se o espetáculo e  a conclusão é que tratou-se apenas de um blefe, coisa muito na moda atual.

Ora, sabendo que Trump é um dos maiores defensores da Hidroxicloroquina e a sua “eficiência” contra a virose,  uma psicose que chegou ao Brasil e atingiu o seu discípulo Bolsonaro, e propagou-se pela  arraia miúda dos bolsominions, listamos a seguir a medicação que lhe foi ministrada. 

Vejam a seguir a lista de medicamentos prescrita:

01-Remdesivir: medicamento antiviral criado para combater o vírus da hepatite C e não funcionou. Posteriormente foi usado contra o vírus ebola e teve bons resultados em laboratório, mas foi pouco eficaz em testes clínicos. No organismo a droga reduz a replicação do vírus. Cada tratamento com o remdesivir sai por US$ 3.120. ( nesse preço pode residir  a razão da insistência dos órgãos governamentais que insistem no uso da cloroquina)

02-Regeneron: é um coquetel de anticorpos que se acoplam ao vírus e ajudam o corpo vivo a combater o micro-organismo.

03-Dexametasona: é um corticoide muito antigo e barato que se mostrou eficiente para reduzir a mortalidade de pacientes que estão em respiradores.

04-Anticoagulantes e plasma.

  • Conluio Ministerial                            

Depois de um rega bofe em casa do Presidente do Tribunal de Contas da União – TCU, um velho conhecido do estado de Pernambuco, José Múcio Monteiro, ocasião em que esteve reunido com o Presidente da Câmara Rodrigo Maia, o Ministro da Economia Paulo Guedes, O Presidente do Senado Davi Alcolumbre e um grupo de parlamentares não citados,  houve uma sessão de meã culpa que terminou ao fumarem o cachimbo da paz e prometeram ser felizes para sempre. Apesar de toda “harmonia” saíram sem definir a fonte de financiamento da tal de Renda Cidadã que nada mais é do que o velho conhecido bolsa família de Lula E Dilma piorado.

De tudo, uma decisão, porém restou certa: no teto de gastos ninguém mexe como quer Paulo Guedes. Arranjem dinheiro onde quiserem, mas o rico dinheirinho da banca internacional ninguém tasca. 

E ainda vêm com essa de independência de poderes que é coisa para inglês vê!


  • Novo Ministro no STF?     

“A Comissão de Constituição e Justiça do Senado marcou para o dia 21 de outubro a sabatina do Desembargador Kassio Nunes Marques, indicado por Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal. A votação no plenário está prevista para ocorrer no mesmo dia”.

O desembargador tem 48 anos e desde 2011 atua no TRF-1, é natural de Terezina-PI. E ocupará a vaga do Ministro Celso de Mello que se aposentará.

Não temos elementos para avaliar a indicação, mas temos opinião de que qualquer ministro da corte suprema de qualquer país, deveria ser eleito através do voto popular. Como é possível justificar a independência de um poder como o judiciário em que os membros da corte são  nomeados por outro poder? Que independência é essa?

Essas indicações nunca soam bem, por colocar sob suspeita a lisura e a independência do indicado, obrigado a cabalar votos no congresso para consolidar a sua a indicação.

No caso de Kassio Nunes, logo após a indicação, começaram a surgir restrições  ao seu currículo, como o curso de pós-graduação em Contratos Públicos, segundo ele feito na Universidad de La Coruña, na Espanha. 

A Universidade espanhola, Indagada pelo senador  Randolfe Rodrigues,  afirmou que não oferece esse tipo de  curso constante do currículo do magistrado e destacou que ele foi aluno apenas de um curso com duração de cinco dias, em 2014.

 

            Kassio Nunes Marques

          Aguardemos o desfecho desse imbróglio, sabendo que é muito difícil o congresso reprová-lo na sabatina.

        

  • Incêndio Recorde no Pantanal

No mês de setembro próximo passado, o Pantanal teve 14% da sua área queimada, de acordo com as informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. Esse número assustador já supera toda área queimada no ano passado e a devastação anual acumulada desde 2002, quando começaram as medições. 

A estranha e ao que parece comprometedora inércia do Ministério do Meio Ambiente, afronta a opinião pública isenta e consciente a nível nacional e internacional, que sabe da importância daquele bioma, único no mundo, para a sustentabilidade global. 

O povo brasileiro não pode permanecer indiferente a todos os desastres ambientais que esse governo tem tolerado na mata atlântica, na floresta amazônica, na caatinga, no cerrado e no pantanal. Chega!


Incêndio no Pantanal


Consultas: https://www.otempo.com.br/

                 https://g1.globo.com/

Fotografias: https://noticias.uol.com.br/

                    https://www.correiobraziliense.com.br/

Relacionados

Lula-lá: Sem Medo de Ser Feliz

Desde a minha infância vivida na minha cidade natal, Lavras da Mangabeira CE, me habituei a ouvir modinhas e parodias usadas no período de...

Asas que voam

Pelas frestas da janela, essas lembranças invadem o quarto sombrio daquele tempo escorrido nas noites do passado. Uma vez, recordo bem, reservara a mim...

Julgar é fácil, difícil é ser

Como podes dizer a teu irmão: Permite-me remover o cisco do teu olho, quando há uma viga no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas

Lula-lá: Sem Medo de Ser Feliz

Desde a minha infância vivida na minha cidade natal, Lavras da Mangabeira CE, me habituei a ouvir modinhas e parodias usadas no período de...

Asas que voam

Pelas frestas da janela, essas lembranças invadem o quarto sombrio daquele tempo escorrido nas noites do passado. Uma vez, recordo bem, reservara a mim...

Julgar é fácil, difícil é ser

Como podes dizer a teu irmão: Permite-me remover o cisco do teu olho, quando há uma viga no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave...

Tudo Passa Sobre a Terra

   Não foram poucas as vezes   que fizemos uso da famosa frase do escritor cearense José de Alencar, usada por ele ao finalizar o...

Mais Lidas

OS 11 princípios de Joseph Goebbels

Texto originalmente publicado em 08/01/2020    Joseph Goebbels, para os que não têm a informação, foi ministro da propaganda de Adolf Hitler e comandou a...

Você não é todo mundo

Hoje eu me reservo o direito de usar essa máxima usada por mães mundo afora para falar da minha mãe. Se tem uma coisa...

Um pequeno fragmento da história da Paraíba

  Não poderia deixar passar em branco em nossa coluna, o aniversário de nossa querida Parayba . Não vou entrar em detalhes ou contestar nada...

A esperança voltou!

  A semana que antecedeu as convenções partidárias foi muito movimentada, notadamente pela visita à Paraíba do presidente Luiz Inácio da Silva- Lula. A festa...