fbpx
25.6 C
João Pessoa
InícioEconomia PoliticaAnistia a Dallagnoll

Anistia a Dallagnoll

- PUBLICIDADE -
Por: João Vicente Machado.
   Uma das notícias de maior destaque da semana passada foi a da tarde do dia 26/08/2020, que nos chegou ao conhecimento através do UOL Noticias, e dava conta de um julgamento inusitado do Colegiado Nacional do Ministério Publico, (CNMP) que culminou com a decisão de arquivamento de um processo em que era incurso o Procurador Daltan Dalagnnol, paladino da moralidade e membro da chamada República do Paraná.

    Os julgadores determinaram o arquivamento de uma representação intentada pelos advogados do Ex-Presidente Lula contra Dallagnol pela exibição  de um Powerpoint montado com base em “convicções” e sem nenhuma prova documental concreta como instrumento probatório. Alegaram a prescrição do feito como motivação, o que não podemos contestar por não termos formação jurídica que nos autorize a tanto.

Todavia, como leigo a mim me é dado pelo menos o direito ao exercício da dúvida em  saber quando há jurisprudência e em que momento ela se constrói.

  Sabemos que a jurisprudência não se enquadra nos compêndios de direito e surge  de acordo com a sensibilidade do julgador diante de uma evidente necessidade de decidir com amparo legal que no caso  inexiste. Uma vez adotada como solução ao imbróglio jurídico, passa a ter fé de oficio e a partir de então será usada em demandas parecidas. 

As decisões  de Dallagnol, sempre foram  objeto de censura pelo falecido ministro  do STF  Teorí Zavascki, vítima de morte trágica e até hoje inexplicável. Até mesmo os julgadores do feito, censuraram o seu comportamento em função da  espetacularização dos seus atos como Promotor de Justiça.

Malgrado  faltou a voz de  pelo menos um deles que  fundamentando o voto e  construísse uma jurisprudência a ser seguida por seus pares dali por diante.

    O  Procurador Federal  que ainda  é parte integrante da chamada República do Paraná então  comandada pelo Juiz Aldo Moro, notabilizou-se pelo seu desempenho parcial quando foi responsável pela apuração em conjunto com a Polícia Federal, do alegado envolvimento do Ex-Presidente Lula no polêmico processo em que é acusado da aquisição do famigerado tríplex  cafona, na praia cafona do Guarujá.

A maioria dos conselheiros entendeu que as punições que poderiam ser aplicadas a Dallagnol já estavam prescrita.

   A prescrição é uma regra jurídica que impede punições quando decorrido muito tempo desde o fato investigado. Não houve nesse caso, nenhuma   jurisprudência  existente ou brotada do entendimento de pelo menos um único juiz, em favor da pertinente demanda do  reclamante.


Pelo que sabemos o procurador armou um Show, convocou  a imprensa oficial e as milícias digitais para uma entrevista coletiva, em que fez uso  de um PowerPoint prenhe de “convicções” em entrevista coletiva com direito a claque, concedida no interior de um hotel em Curitiba. 

  Em que pese a decisão pelo arquivamento, mesmo assim  o colegiado de procuradores fez críticas à postura de Dallagnol, em função do  acintoso espetáculo de que fez uso.

Deltan já houvera sido acusado de ser responsável pela articulação de movimentos de rua com críticas ao ex-presidente Lula e em apoio à candidatura Bolsonaro. Além disso tentou influenciar na indicação do substituto do ministro Teorí Zavascki no STF, um dia após a sua morte num acidente aéreo misterioso. 

Mais parcial do que isso impossível!

  Teorí Zavascki vez por outra criticava os métodos do Procurador e havia censurado publicamente a forma espetaculosa usada por ele na entrevista, na qual,  fugindo do objeto das apurações, recheou o processo com várias acusações e acrescentou outros supostos fatos, baseados em delações premiadas, construindo várias acusações baseadas em “convicções como mostra a foto abaixo.

 Naquela pantomima espetaculosa, com a cobertura generosa da imprensa oficial, além das milícias digitais ideológicas, foi armado um circo eleitoral em conluio com Aldo Moro para afastar definitivamente a pré-candidatura de Lula nas eleições de 2018 e viabilizar Jair Bolsonaro, o que terminou acontecendo.

Essa operação terminou rendendo um ministério a Aldo Moro, além da promessa de uma vaga no STF, fatos que o país só veio tomar conhecimento  depois. A decisão do CNMP pode até ser legal, mas como diria a letra da  canção: “é ilegal, é imoral ou engorda.”(Roberto Carlos). Afinal o próprio Dallagnoll afirmou em frase cínica que se tornou célebre: “Não temos Provas, mas convicções!”.

   Diz um velho e conhecido provérbio romano: “À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer ser honesta”






Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Almas divididas

123 semanas

Mais Lidas

123 semanas

Precisamos de um amigo

Uma dádiva chamada vida

Contemplação

error: Conteúdo Protegido!