01
Os números mais recentes do covid 19 no Brasil são assustadores e só são superados pelos números dos Estados Unidos, país que não tem sistema público de saúde. O balanço mais atual é sinistro e aponta para:
1.543.341 casos confirmados,
916.147 casos recuperados e,
63.254 mortes.
Em texto passado alertamos à população para a perspectiva do Brasil adotar o método de imunização vertical ou por bando, método que a Inglaterra ameaçou usar mas desistiu por pressão popular. Isso provocaria a infectação de até 70% da população com a morte de até 10% desse total.
Quando assistimos o isolamento ser severamente criticado e desrespeitado pelo próprio presidente da república que não deu nem dá o exemplo, foi possível perceber que ele adotaria, como adotou, o método da morte e o resultado nós estamos vendo.
02
Mal foi aprovado, o PL4162/2019 que o ex-governador Ricardo Coutinho chama de Novo Velho marco regulatório do saneamento básico, mesmo sem ainda ser sancionado pela presidência da república.
Pois bem, o relator Tasso Jereissati já anunciou a exumação do PL 495/2017 de sua autoria, que altera a Lei 9433 de 08 de janeiro de 1997, “para introduzir os mercados de água como instrumento destinado a promover alocação mais eficiente dos recursos hídricos”.
Perceberam o nome? Eficiente para que e para quem? A ideia deles agora é estruturar o mercado de água, como existe o mercado de energia. Será que ainda restam duvidas de que querem transformar a água em mercadoria? Vocês sabem que o senador é dono da coca cola e que coca cola é constituída por 99,99% de água? Muito bobinho o senador coca-cola.
03
Você sabia que apenas 2,5% da água existente no planeta terra é água doce? Pois é o restante, 97,5% é água salgada.
Aí reside o real motivo do interesse “humanitário” do capital pela a água!
04
O Brasil tem 13% de toda reserva de água doce do mundo dos quais 81% está na Amazônia. Entendeu porque a Amazônia que é próxima do petróleo da Venezuela é importante? É a morte de dois coelhos com uma só cajadada.
05
O governo brasileiro vem obrigando a Petrobrás a desativar as nossas refinarias para exportar óleo bruto para os Estados Unidos promoverem o refino e nos devolver os combustíveis. É o mesmo que acontece hoje com o cacau exportado bruto para depois importarmos o chocolate. Isso tem um preço mas é tema para o nosso próximo texto.
Tenham todos um final de semana pelo menos em paz, isso se Bolsonaro permitir.
João Vicente