fbpx
28.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasDitadura MIlitar

Ditadura MIlitar

- PUBLICIDADE -

Por: João Vicente Machado
    Quando alguém enaltece o golpe militar de 1964 que deu início a um dos períodos mais sombrios e cruéis da nossa história, só posso pensar que essa pessoa está desinformada e precisando de esclarecimentos  históricos  honestos.

    Nesse caso é obrigação de quem viveu o período, tentar passar as informações imparciais e honestas que ajudem a fazer uma avaliação daquele período para que ninguém esqueça.

   Assim o Timbira, coberto de glória
   guardava a memória do moço guerreiro,
   do velho Tupi
   E a noite nas tabas , se alguém duvidava
   do que ele cantava.
   tomava prudente “Meninos eu vi”

    Todavia, se o público alvo não viveu, não estudou e assume a postura oportunista dos ignorantes que pretendem ganhar no grito, eu simplesmente ignoro, não reproduzo nada do que ele fala e não vou  perder meu tempo com ele não.


     A quem interessar possa, tomo emprestada uma estrofe do poema Juca Pirama de Gonçalves Dias e repito:

     “ MENINOS, EU VI!”
Relacionados

4 COMENTÁRIOS

  1. O período da Ditadura foi oculto das aulas de História do Brasil, me assustei ao ouvir jovens exaltando a ditadura em nome da ordem na época do impeachment da Dilma, e, percebi serem jovens sem leitura, sem sendo crítico, apenas, reprodutores da propaganda da mídia. São os filhos gerados por nós.

  2. Você está certa Cristina.Não tínhamos nos anos de chumbo nenhuma informação do que estava ocorrendo nos porões. Pelo contrário éramos obrigados a celebrar com o louvores o 31 de março. Como professora de história era através de João que estudava em Campina Grande que me "doutrinava" para desespero da nossa mãe-irmã que temia que suas idéias o levasse a prisão Quando passei a falar demais nas minhas aulas de história e botaram para ensinar Educação Moral e Cívica. Entendi o recado. Tinha 4 filhos pequenos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

Contemplação

Não é proibido

Uma dádiva chamada vida

Mãe, quem és tu?

error: Conteúdo Protegido!