Por: João Vicente Machado
É inegável que o processo de industrialização do Brasil, começou no governo de Getúlio Vargas, notadamente no seu segundo governo e teve prosseguimento no governo Juscelino Kubitschek e até nos governos militares.
Como Estadistas reconhecidos eles compreendiam que um país com as riquezas naturais que temos, somente poderia ingressar no mercado internacional de forma soberana e competitiva, se desenvolvesse a sua indústria de transformação para fugir da regra na América Latina e não ser condenado eternamente a uma república de bananas.
Commodities Agrícolas – Sympla
A nossa capacidade de produzir commodities, onde a cotação nos mercados internacionais é ditada pelas grandes potencias que podem manipular os preços em seus interesses não seria suficiente para um projeto de pais soberano.
Por um dever de reconhecimento devemos enaltecer o papel exercido pela EMBRAPA no tocante à pesquisa agropecuária, bem como o grande papel da PETROBRÁS no processo de prospecção e refino de petróleo que nos elevou à condição de país autossuficiente em energia fóssil. Desenvolveu tecnologia própria e detinha até bem pouco tempo a vanguarda na prospecção em águas profundas, que a levou ao descobrimento das reservas do pré-sal. Infelizmente essa galinha dos ovos de ouro está sendo entregue às petroleiras internacionais pela ação de lesa pátria comandada pelo EcUnomista Paulo Guedes.
Os leilões do pré-sal tem tido numero Recorde de interessados, provavelmente eufóricos e incrédulos na “loucura” do Brasil, único pais no mundo a vender a sua autossuficiência, autonomia e soberania.
6 Tipos de Plataformas Petrolíferas que Você Provavelmente já Viu …
Esse equívoco propositado e criminoso, se evidencia nítida e claramente na grave crise econômica na qual estamos mergulhados, com a máscara de um ataque viral que disseminou o pânico.
A pressão na rede hospitalar provocada pela corrida desenfreada em busca de assistência tem levado a rede hospitalar privada e também a rede publica a expectativa de colapso no fornecimento de suprimentos médicos: respiradores artificiais e ate luvas cirúrgicas alem de máscaras e outros implementos. São materiais exportados pela China para o Brasil e inclusive para os Estados Unidos., que ontem, (03/03/2020) segundo noticia veiculada pela mídia, reteve um avião cargueiro em direção ao Brasil e que fazia escala naquele país.
Materiais Médicos e Hospitalares em Centro, Itanhaém – SP
O que nos intriga e obriga a indagar é: será que a nossa moribunda indústria de transformação, em comum acordo e com o estimulo do estado não poderia produzir esse material? Não precisa ser muito inteligente e culto para responder? SIM!
Ocorre que o governo brasileiro, de forma subordinada e servil, proclamou aos quatro pontos cardeais que: “é preciso retirar o estado da economia”! Isso virou um mantra que o EcUnomista Paulo Guedes repete com frequência, na expectativa de virar uma verdade como aprendeu nos ensinamentos macabros de Joseph Goebbels.
O nosso povo está pagando um preço altíssimo com as lambanças desses sacripantas alojados provisoriamente no palácio do planalto e eu espero que não estejam aplicando o “efeito rebanho” da “imunidade de grupo”, tema que abordei neste espaço no dia 30 de março de 2020, segunda feira passada.
Imagens e informações noticiadas fonte de pesquisa; Google e Mídias.