fbpx
32.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasSextou em pânico

Sextou em pânico

- PUBLICIDADE -
Por: João  Vicente Machado
 Como membro de grupo de risco que sou, devo confessar que estou consciente do momento em que vivemos, que me sugere algumas reflexões básicas. Com a pretensão única de colaborar com o debate compartilho com quem me honra com a leitura, sem nenhuma pretensão de me adotar da verdade:

 1 – O coronavírus que já popularizou-se mundialmente, é um vírus como o próprio nome diz e tem  função igual a tantos outros  vírus  famosos  da  nossa  história. Ele  é  muito diferente de bactérias,  essas  sim,  de  efeitos  deletérios  que podem ser fatais.
    
 2 – O vírus surge geralmente em reservatórios animais, domésticos ou silvestres e através de mutações genéticas ele  pode infectar os  humanos.

   3 – Ao ingressar no organismo humano ele pode se albergar no órgão ou nos órgãos debilitados por outras patologias e através da fragilidade deles, aí sim, levar o infectado ao óbito.

   4 – Como todo vírus tem uma capacidade de infestação bem maior e pode ser transmitido por vias aéreas, atingindo o aparelho respiratório de outrem e se instalar. Se o infectado for uma criança, um adolescente, ou uma pessoa jovem, ele poderá passar de forma imperceptível e não ter nenhum efeito deletério sobre o infectado.

   Se por outro lado tratar-se um idoso como eu, ele procurará se hospedar “no cômodo” que lhe for mais confortável e mais fragilizado, daí a imperiosa necessidade da prevenção e é aí que o confinamento é recomendável.

   Concluindo, devo dizer que o pior conselheiro é o pânico! O pânico cerceia o raciocínio e relega a razão a terceiro plano, nos conduzindo a atos de desespero, muitas vezes incontroláveis.

 Parece que, através de um atavismo genético nós voltamos aos princípios da vida e a seleção das espécies, onde sobreviverá aquela que for a mais forte.
 
  Mutatis mutandis é o que estamos vivendo e vendo: nas ruas, nas escolas, nos condomínios, nos restaurantes, nas repartições  públicas   ou    privadas,   nas   igrejas,   nos   bares   e  restaurantes etc.

   As pessoas, muito “solidárias“ com as outras enchem seus carrinhos de compras com mantimentos em quantidade exagerada, para “se prevenirem”, em detrimento daqueles menos abastados financeiramente, num egoísmo catalisado pré existente, despertado pelo pânico.

   Em textos próximos tentaremos falar de bactérias. Essa sim, preocupa muito porque pode ser fatal.
Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu também estou muito preocupada a situação esta se agravando a cada minuto,mesmo em casa a gente se preocupa, porqu são muitas informaçoes e nem um medicamento para combater este virus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Almas divididas

123 semanas

Precisamos de um amigo

Mais Lidas

Precisamos de um amigo

123 semanas

Uma dádiva chamada vida

Contemplação

error: Conteúdo Protegido!