fbpx
25.1 C
João Pessoa

Pânico

- PUBLICIDADE -
Por: João Vicente Machado 
  Hoje, por força de ofício tive de vir a cidade de Patos, no sertão da Paraíba, tão merecidamente chamada de Capital das Espinharas.
  
  Nas minhas conversas com os  amigos e a família, tenho sempre ressaltado e enaltecido os rumos desenvolvimentistas tomado por Patos, uma cidade de apenas 120 anos, que já revela aspectos de cidade grande pelo seu porte garboso.

   Por ter de comandar e falar numa apresentação de trabalho para prefeitos e/ou representantes, precisei comprar uma bateria para o meu apontador e me dirigi ao shopping center recém inaugurado, muito bem estruturado e, de porte talvez maior do que o necessário. O meu espanto foi encontrá-lo semi desértico, ou seja, com uma frequência muito aquém da minha expectativa 

 Tirante os vendedores das lojas já instaladas, além do pessoal da limpeza, pouquíssimas pessoas, todas de máscara e algumas de máscara e luvas, depósitos de álcool gel que já falta, ou até mesmo garrafas de álcool espalhadas pelos corredores, lavatórios na desertificada praça de alimentação e o pior, o pânico estampado na fisionomia das pessoas silenciosas e tensas. 
     
 Espero que essa virose se dissipe logo, como ocorreu com todas as outras que já aconteceram na história e se dissiparam, porém insisto: c a l m a!  c a u t e l a! O grupo de risco não são todos e sim todos os idosos que somos.  

 CUIDEMOS DOS IDOSOS! Sem descuidar das crianças e dos jovens, muitas vezes assintomáticos,  ou seja, aos avós todo cuidado,  pois a vez agora é deles e não dos netos.  
     
 Tião Lucena escreveu um livro de título: Peste e Cobiça em que ele relata e depois Cristina Couto  corrobora e complementa com a sua narrativa no livro de sua autoria, A Tragédia de Princesa, como a epidemia da peste naquela cidade.

 Ambos enfatizam os efeitos deletérios do cólera, que surgiu fulminante em Princesa  Isabel, lá pelos idos de 1902, e o papel humanitário desempenhado pelo jovem médico cearense, natural da minha Lavras da Mangabeira,  o Dr. Ildefonso Correia Lima, neto da matriarca Fideralina Augusto Lima.
  
   Jovem recém chegado do Rio de Janeiro onde terminara o curso medicina, sem nenhum recurso  tecnológico propiciado engenharia médica como os que existem hoje em dia, salvou a vida de mais da metade da população de Princesa Isabel, do ataque da BACTÉRIA chamada Vibrião Colérico, tão violenta que tinha o pavoroso nome de Peste.
     
    Salvou metade porque tratava-se de uma bactéria, se fosse um vírus como o de agora, muito menos agressivo, teria salvado talvez a vida de todos, menos a dele próprio, que foi barbaramente assassinado no meio da rua, por um criminoso traiçoeiro e passional.  

    Mas isso é outra história para ser lida nos livro de Tião: Peste e Cobiça e o da conterrânea Cristina Couto: A Tragédia de Princesa, duas leituras muito interessantes e oportunas nesse momento em que um vírus, muito menos letal, com um viés muito mais econômico e mercadológico do que patológico, ganha notoriedade e provoca todo esse pânico desnecessário.

Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Contemplação

Mãe, quem és tu?

Não é proibido

Mais Lidas

Não é proibido

A Escola chamada Terra

Contemplação

Timbu, um amigo dos seres humanos

error: Conteúdo Protegido!