fbpx
26.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasChina surpreendente

China surpreendente

- PUBLICIDADE -
Por: João Vicente Machado
  A China tem surpreendido o mundo tanto em crescimento econômico como em desenvolvimento tecnológico avançado. Figura hoje como a maior economia do planeta e mantém um nível de crescimento econômico que a cada ano a distancia dos países desenvolvidos.

    Até o ano de 1948, era um país feudal e eminentemente agrário, profundamente atrasado, sem indústria de transformação e palco de ocupações por países imperialistas aventureiros como a Inglaterra e o Japão.


    Seu povo decidiu não mais permitir invasões e pilhagens e, para isso, varreu da vida pública nacional os lacaios internos do imperialismo e a partir de então começou a construir a potência de hoje. Isso em apenas 72 anos e com a presença massiva do estado na economia, na contramão do que preconiza o velho e mofado liberalismo econômico.

- Publicidade -

    Com uma população  de 1,5 bilhões de pessoas, conseguiu tirar o povo da miséria com o compromisso de que ninguém passe fome, além de assegurar escolaridade e saúde para todos. Ainda está resolvendo problemas sociais, é verdade, mas caminha resoluta e altaneira para a consecução desse objetivo colimado da esmagadora maioria de toda nação chinesa.

   No campo tecnológico, deu um salto gigantesco e hoje é muito comum encontrarmos no nosso mercado, centenas de produtos made in China.

   No campo da engenharia, construiu recentemente a maior ponte marítima  do mundo, com de 55km  de extensão, ligando Hong Kong, Macau e Zhuhai na província do Cantão.
    Construiu ainda em 2013, a ponte mais alta do mundo, com 565 metros de altura e 1341 metros de extensão, ligando as províncias de Yunnan a Guizhou, atravessando o rio Nizhu.
    Agora,  com o surgimento do coronavírus, construiu e equipou um hospital com 1000 leitos em apenas 10 dias, o que em termos de obra é um recorde absoluto e a sequência de fotos  abaixo mostram  o desenvolvimento célere da obra.


   Quando alguém me diz que o Brasil não tem jeito me causa revolta, pois a China era muito, mas muito mais atrasada do que o Brasil. A diferença é que seu povo optou por esse modelo que vem surpreendendo   positivamente a cada dia e não vive a procura ou em   função de   mitos ou salvadores da  pátria para resolver seus problemas. O povo chinês não delega poderes, ele o exerce!
    O BRASIL TEM JEITO SIM! SÓ DEPENDE DO POVO E MAIS NINGUÉM!




Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

2 COMENTÁRIOS

  1. A China hoje é superpotência Acredito que em pouco tempo a maioria dos produtos industrializdos para o nosso consumo: roupas, sapatos, brinquedos etc virão da China. A responsabilidade com a qual o governo chinês está enfrentando este vírus que infectou o pais é de admirar. Quando vejo todos aqueles cuidados fico imaginando como seria terrível se fosse aqui no Brasil.Deus nos proteja

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

Contemplação

Não é proibido

Uma dádiva chamada vida

Mãe, quem és tu?

error: Conteúdo Protegido!