fbpx
30.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasCampos de concentração no Ceará?

Campos de concentração no Ceará?

- PUBLICIDADE -

Por: João Vicente Machado

    As fotografias que ilustram o texto com  certeza falarão muito mais alto do que a minha palavra escrita.  No entanto, para uma melhor compreensão, é preciso contextualizar os fatos.

- Publicidade -
  

    Quando  ouvimos   falar  de  Campos  de  concentração,  nos vem logo à mente:  Auschwitz, Sachsenhausen, Treblinka etc, que eram Campos de concentração e extermínio usados pela Alemanha na II Guerra  Mundial.  

    Todavia,  não  se assustem, mas o estado do Ceará teve seus campos de concentração em decorrência  das secas, fato que a história  oficial escamoteia. Como o extermínio  pela fome era imperceptível e lento, passaram de certa forma desapercebidos para a maioria.

   


    Os jornais O Povo e Diário do Nordeste trataram do assunto de forma jornalística e consequentemente   superficial.   Raquel de Queiroz, em sua obra prima O Quinze, revelou em maior profundidade o cenário da seca, com personagens e tudo, e denunciou um tema do qual o establishment sempre fugiu.

    Falar  de seca a um citadino “mestiço neurastênico do litoral“ que nunca a viu de perto, que nunca sentiu na pele, que não conhece “A sede, a poeira e o sol que desaba”  é um exercício de paciência. Mas todo matuto como eu, que agora está lendo “essas mal  traçadas  linhas” sabe  do  que eu estou  falando: sede, fome, miséria falta de políticas públicas e abandono.

   
  Agora imagine um morador da “Fortaleza bela” como eles a chamam,  hoje devidamente aldeotizado, burguês, “praticante e juramentado”, assistir o desembarque diário na estação do Otávio Bonfim de  centenas de flagelados andrajosos,  famintos, cujo raciocínio único era através do estômago vazio!  Ele via uma ameaça terrível ao seu (deles) rico dinheirinho!

    O instinto de classe os empurrou a todos para as portas do Palácio da Redenção, onde foram exigir providências do governo contra aquela ameaça. O governante de  plantão,  usando uma ”sabedoria  salomônica”, criou os chamados Currais da Seca nas imediações da estação, sendo o mais famoso deles o do Alagadiço, hoje com nome de São Gerardo.

    Ali lhes era ministrada uma ração de sobrevivência, casada com uma proibição terminante de entrar  na  cidade e enfeia-la com seus andrajos e maus odores.

    Me faz lembrar uma música do cantor cearense Falcão, e que faz paródia com classe social que oprimia, e ainda oprime:
“ A burguesia fede, mas tem dinheiro pra comprar perfume”.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Os melhores professores

Contemplação

Mãe, quem és tu?

Mais Lidas

Não é proibido

Contemplação

Timbu, um amigo dos seres humanos

Mãe, quem és tu?

error: Conteúdo Protegido!