- PUBLICIDADE -
Por: João Vicente Machado
O Sistema Globo, em matéria no Globo economia e no G1. com que exibiu uma manchete que diz:
- Publicidade -
“ Aeroportos privatizados terão ajuda do governo para pagar dívidas”
Qual é o mantra usado repetidamente para justificar a privatização generalizada de ativos? A lenda repetida exaustivamente até virar fato é que o governo não pode nem deve gastar com empresas estatais ineficientes; que a empresa pública é um mastodonte muito pesado e que a privatização irá transformar o país num Éden e outras bazófias iguais.
Pois agora, o governo assume uma de papai Noel e vai fazer cortesia com o nosso dinheiro. Vai gastar com empresas privadas ineficientes? É isso? Pelo que se anuncia, sim!
Existem empresas e empresas, quer seja no serviço público ou no privado.
A Petrobrás é exemplo de empresa pública de indiscutível capacidade tecnológica no mundo da prospecção e refino de petróleo, mas está sendo esquartejada criminosamente por esse mesmo governo que agora corre em socorro dos aeroportos, que juntos devem ao próprio governo a bagatela de 1,311 bilhões de reais para pagar uma parte da outorga de 1 bilhão que venceu em maio.
“O prazo final para o pagamento total, incluindo multas e juros, termina no próximo dia 31, mas as autoridades estão dispostas a dar algum fôlego às concessionárias “ dos seguintes aeroportos:
Galeão no Rio de Janeiro.
Juscelino Kubitscheck em Brasília.
Viracopos em Campinas.
Confins em Minas Gerais.
São Gonçalo do Amarante no Rio Grande do Norte.
Guarulhos em São Paulo.
A lenda da privatização não pode virar fato para não prevalecer sobre o fato. Essa farsa deve ser desmascarada e como notícias como essa não interessa a e$criba$ e cuspidore$ de microfone parciais, nós que temos senso crítico e independência de opinião, temos obrigação de repercutir.