- PUBLICIDADE -
Por: João Vicente Machado
- Publicidade -
Encontro participativo |
Estivemos ontem na cidade de Conceição, no alto sertão da Paraíba, conversando com os prefeitos e/ou seus representantes, sobre as relações institucionais entre a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba -CAGEPA e os municípios.
A reunião, muito proveitosa e participativa, ocorreu na câmara municipal daquela cidade sertaneja, gentilmente cedida pelo presidente da casa, vereador Raimundo Alves, que nos recebeu calorosamente juntamente com a sua esposa Gildene Ferreira.
Tivemos ainda a presença dos companheiros da CAGEPA, coordenadores de cidades vizinhas e próximas, plenamente engajados no propósito de fortalecer e estreitar os laços nessa parceria com os municípios.
Nosso único objetivo é a população e o nosso propósito é alcançarmos a universalização da prestação dos serviços de abastecimento de água, coleta, transporte e tratamento de esgotos.
Temas como: legislação específica, plano municipal de saneamento básico, convênio de cooperação e contrato de programa foram discutidos como essenciais para a convivência futura entre os entes públicos, além de outros temas de interesse comum.
Fica a convicção que a prática nos ensina, a manter diálogo permanente entre as instâncias de governança, como o caminho mais curto para a convivência harmônica.
Agradecemos o comparecimento e dou aqui o meu testemunho do interesse republicano dos prefeitos em defender um saneamento básico: regular, continuo, seguro e universal para os seus municípios.
O esvaziamento do campo e o processo migratório precisa ser contido e o governo federal sempre distante precisa exercer o seu papel de prover os estados dos recursos necessários para o bem estar do povo.
O Êxodo tem impactado em muito a demanda crescente por melhores condições de vida nas periferias das cidades, para onde geralmente migram e sem qualificação para o trabalho sobrevive precariamente submetendo os filhos a prostituição e as drogas.
É imperativo lhes propiciar permanecerem em seu habitat de forma digna, com um mínimo de assistência.
É esse o propósito do governo do estado e da CAGEPA, que tem no diretor presidente Marcus Vinicius um defensor desse pensamento.
Finalizei minha fala conclamando a todos para nos juntarmos em prol dessa causa nobre, com a certeza de que quando a gente se junta o benefício se espalha.