fbpx
30.1 C
João Pessoa
InícioJoão Vicente MachadoO que é a oração?

O que é a oração?

- PUBLICIDADE -

Hoje celebra-se o dia mundialmente consagrado à oração que a rigor é celebrado sempre na primeira sexta feira da março. O nosso sitio diante de tudo que o Brasil e o mundo vêm passando, resolveu conversar um pouco com os leitores e internautas sobre a oração e  o ato de orar.

- Publicidade -

Sempre entendemos a oração como uma conversa informal com um amigo experiente, onde o tema recorrente é sempre a nossa caminhada de vida com todas as intercorrências que interferem no nosso dia a dia e altera o nosso  estado de espirito.

Existem orações e cânticos escritos, todos eles muito expressivos é verdade! Contudo, torna-se uma conversa única e repetitiva, que serve a todos os crentes e devotos da divindade que é cultuada por cada um, igualmente a uma roupa feita em série, que difere daquela que o alfaiate ou a costureira cortam e costuram, moldada   para o corpo de cada pessoa.

Gilberto Gil, na sua genialidade, compôs um poema musicado cujo título é: Se Eu Quiser Falar com Deus, onde numa das estrofes ele diz:

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz
Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios
Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus.

É verdade que essa é a receita de Gilberto  Gil, ou seja, é a roupa que ele veste sob medida para o corpo  dele, porém ela como ideia vai nos ajudar a perder um pouco a timidez para conversar sincera e abertamente com a divindade, sem cerimonias nem medo.

Há ocasiões em que Gorette me surpreende falando, o que para ela é sozinho, mas na verdade são os diálogos que sempre mantenho com meu pai, que se foi há mais de sessenta anos. Peço a ele que com a ajuda dos entes de luz, possa avaliar as minhas ideias e me dá inspiração para que eu as ponha em prática. No final, me dirijo à divindade na qual eu creio a meu modo e agradeço. Agradeço por entender que não devo pedir nada além daquilo que  já me foi dado por antecipação quando eu decidi voltar.

Para encerrar sugiro a vocês que acompanhem conosco a beleza de oração de São Francisco de Assis, na interpretação ímpar de Fagner, de quem tenho restrições mas nessa oração  ele se excedeu.

 

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Quadra chuvosa

Canibais e colonizadores

Mais Lidas

Canibais e colonizadores

123 semanas

error: Conteúdo Protegido!