Por: Mirtzi Lima Ribeiro;
Eu acredito no amor como plena expressão da vida. Amor por tudo o que estiver à nossa volta, principalmente em nossas ações e em tudo o que fizermos.
Além disso, gosto da capacidade de me maravilhar com pequenas coisas que na verdade, são as poesias diárias: a brisa que passa no rosto, olhar o céu com ou sem nuvens, ver algum animal passeando com seu dono, as folhas das árvores ao vento, sentir o aroma das flores silvestres nos inúmeros jardins que ainda existem na cidade onde moro, apreciar o colorido dos lugares,sentir a arquitetura de cada cantinho por onde passo, enviar beijos silenciosos às praças com árvores verdejantes aqui da capital do Estado em que nasci, ver o movimento das pessoas, sentir a presença calorosa daqueles com quem convivo, ser útil quando alguém precisa, sorrir de mansinho com alguma lembrança boa, dormir com tranquilidade após ter pensamentos leves sobre as realizações e todas as pessoas que contribuíram com elas de modo generoso, solidário e amigável.
Sim, embora tenhamos um mundo caótico e com inúmeras pessoas que usam os outros inescrupulosamente, ainda há um quantitativo muito superior de gente que nos trata com
acolhimento, com verdade, com inteireza, com carinho, com valorização do que verdadeiramente nós somos e de como agimos, gente que reconhece os talentos e as capacidades de modo inclusivo, amigo, benfazejo.
Ainda há pessoas que, genuinamente, se alegram com nossa alegria, que se importam com os amigos e afetos, que querem nosso abraço, que fazem questão de nossa presença e apoio, mantendo sempre um pensamento amoroso para conosco.
Esse é o grande diferencial da vida. Semelhantes convivem bem e em tranquilidade, em ricas trocas, entre si, dissonando apenas daquelas outras pessoas que adotam distopias e comportamentos egoístas como valoração de suas pobres e torpes existências. Eu prefiro gente inteira, verdadeira, inclusiva, assertiva, cooperativa, parceira, e, sobretudo, sem evasivas e sem mentiras. Especialmente, aquelas pessoas que nos respeitam e que seriam incapazes de agir para nos depreciar. Eu prefiro sorrisos sinceros e olhares aconchegantes que funcionam como sóis em nossas vidas.