Com a proximidade iminente do dia do trabalho e em função das nossas ligações históricas com as representações sindicais de visão classista, fui abordado por algumas lideranças nos sugerindo a reprise de um artigo da nossa lavra, publicado em 02 de maio de 2021, que será republicada a seguir.
No artigo citado, procuramos relembrar aos trabalhadores alguns conceitos e fundamentos que estão sempre presentes na luta cotidiana de cada um, notadamente aqueles que são representantes das diversas categorias como dirigente sindical.
Resolvemos reprisar o artigo por conter a conceituação elementar, pré-requisito necessário para estimular, instigar e sugerir o estudo aprofundado de toda teoria da práxis, desenvolvida por filósofos e pensadores do nível de: Karl Marx , Friedrich Engels, Vladimir Lênin, Antônio Gramsci, Louis Althusser, entre outros estudiosos do materialismo histórico e o materialismo dialético.
O nosso intuito é contribuir modestamente com o fortalecimento do intelecto das massas, emponderando-as para o cotidiano da luta de classes que está em curso, vivendo uma fase de acirramento.
Uma boa leitura a todos e um dia de trabalho de muita luta!
O sitio(site) de João Vicente Machado, sempre em sintonia com o seu público de leitores e internautas, atendendo às solicitações diversas que nos chegam por via digital, inaugurou uma página de esclarecimentos sobre os diversos temas abordados pelos nossos articulistas. A nossa preocupação é que o leitor entenda, pois se assim o fizer ele terá capacidade de interpretar.
Coerente com o nosso papel de informar com fidelidade os fatos atuais ou históricos, elegemos para hoje, um tema recorrente e o mais comentado no período. Através do uso de uma linguagem simples, inteligível e acessível a todos, tentaremos traduzi – lo de forma elementar, recomendando sempre a necessidade de um aprofundamento maior através da leitura. Ou seja, a conceituação que usamos é elementar e muito despretensiosa, em forma de perguntas e respostas. om a proximidade do dia. Durante as comemorações consagradas ao dia internacional do trabalho, resolvemos elege-lo como tema da nossa conversa informal de hoje:
Reiteramos o que dissemos lá no início: aprofundem na leitura, estudem, estudem e estudem mais para construir de forma consciente o seu caminhar contra a exploração.