fbpx
32.1 C
João Pessoa
InícioMarcos SantosSérie Talentos: História de uma artesã arretada, Vó Lia

Série Talentos: História de uma artesã arretada, Vó Lia

- PUBLICIDADE -

Vó Lia, é acima de tudo, superação. Superação da falta de oportunidade. Superação da criatividade. Superação dos desafios da vida. Superação da falta de políticas pública que apoie e incentive. Superação do preconceito. Em uma sociedade tão marginal para com os que são desprovidos de recursos financeiros, ela é superação dos sonhos que busca.

- Publicidade -

Nascida e criada na comunidade rural denominada Sítio Matinhas, da pacata cidade de Serraria no Brejo Paraibano. Esta mulher – Maria José Araújo dos Santos (Vó Lia) – tem se destacado em vários projetos e mídias sociais, graças a criatividade, inteligência e talento.
Ela, que é agricultora por ocasião do destino, que aliás, pratica a agricultura de subsistência, a chamada agricultura familiar, teve sua formação interrompida no Ensino Médio. Entretanto, isso não foi, nem é motivo, ou barreira no que se refere a sua capacidade de criar. Dentre as muitas atividades que ela desenvolve, se destaca o artesanato (crochê, vagonite, bordado, fuxico) a confecção de licores, doces e geleias caseiras em diversos sabores, além de uma cozinheira de mão cheia.

Vó Lia se denomina o amor pelo que faz. Caprichosa em cada detalhe que executa e na complexidade do todo de suas peças criadas. Ela expressa laço afetivo muito forte para cada entrega realizada a seus clientes. Seus produtos e serviços são únicos na qualidade, bem como imenso no leque de possibilidades que abre para Vó Lia, pois além de possibilitar complementar sua renda, junto a renda da agricultura, também a tornou conhecida mundo a fora por meio de feiras, eventos e lives que tem participado, além do que, fez com que ele conhecesse muitas outras realidades além da sua. Isso significa, emancipação pessoal, assim como profissional.

A série talentos, tem esse objetivo, de apresentar pessoas simples e sábias. Pessoas que não se prendem as dificuldades histórica que enfrentam. Pessoas que tem sangue no olho para encarar o preconceito de classe. Pessoas que apesar de não terem grandes ambições, sonham e lutam por dias melhores, e, mesmo quando o sonho não se realiza, ainda assim são felizes nas pequenas conquistas diárias.

Avante com o exemplo dessa grande mulher, que ensina muito na sua simplicidade e inteligência, ao mesmo tempo que inspira a luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

Comprei Flores

À frente batem as malas

A estranheza do ninho

error: Conteúdo Protegido!