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A importância do músculo: Força e massa

Força e massa muscular são bons preditores de risco de mortalidade, em todas as fases da vida. Maior volume de massa muscular está associado a menor risco de diabetes, melhor sobrevida ao câncer e menos doença cardiovascular. Não é apenas uma questão de tamanho, mas principalmente, de qualidade. A adequada manutenção do tecido muscular é importante para diminuir risco de comorbidades, sendo essencial incluir exercícios de força para a melhora da saúde e prevenção de enfermidades e incapacidade física.

Por décadas, o único músculo que parecia importar era o coração e fazer exercícios aeróbicos era a principal recomendação. O exercício aeróbio tem sua função, claro, mas isolado não basta para otimizar a saúde ou a estética. As pessoas perdem em média 5% de massa muscular a cada década após os 30 anos. Na ausência de estímulo adequado, a massa muscular atrofia com a idade, assim como os ossos. O treinamento de força é o hábito mais importante para reverter esse processo.

Como o músculo nos beneficia?
Um músculo saudável nos permite realizar as atividades diárias e nos ajuda a reduzir lesões e quedas. Os músculos também estabilizam as articulações e as costas, reduzindo o risco de dor e desgaste. Além disso, também atua como uma reserva fisiológica, e antes de qualquer operação ou tratamento, pessoas com maior volume de massa muscular sofrem menos mortalidade e se recuperam mais rápido.

Ainda, o músculo é um órgão endócrino e quando treinado, libera uma infinidade de compostos benéficos chamados miocinas. Diferentes miocinas produzem efeitos diferentes em vários órgãos do corpo, o que justifica por que um estilo de vida sedentário é tão destrutivo. Diferentes miocinas ajudam, por exemplo, a regular o metabolismo, reduzir a inflamação, melhorar a sensibilidade à insulina, fortalecer os ossos, melhorar a função cognitiva e modular o sistema imunológico. Em suma, se você não treinar seus músculos, estará privando seu corpo do melhor tratamento anti-envelhecimento que existe.

O trabalho de análise e divulgação deve ser prioridade absoluta, pois NÃO existe medicamento ou suplemento capaz de prevenir e tratar tantas patologias quanto o exercício físico/atividade física (obviamente combinado com uma dieta adequada e um estilo de vida saudável).

Deixo aqui 10 benefícios que a ciência já mostrou sobre treinamento de força.

1. Perda de gordura visceral
O treinamento de força é altamente eficaz na redução da gordura visceral (a mais problemática) e associado a restrição calórica, a eficiência é ainda melhor.

2. Prevenção da resistência à insulina e diabetes
Treinamento de força é altamente eficaz em melhorar o controle do glicogênio, o percentual de gordura e lipídios no sangue em pessoas com risco de diabetes.

3. Ganho de massa muscular
Devemos deixar claro que ganhar massa muscular não é algo meramente estético, já que o músculo é o maior órgão endócrino que temos e regula uma infinidade de processos biológicos.

4. Perda de gordura corporal (subcutânea)
Estudos concluíram que quanto mais dias, tempo e esforço dedicados ao treinamento de força, menor a gordura corporal e maior o tecido muscular. Na verdade, os autores enfatizam que quanto mais tempo passamos treinando com pesos e quanto maior a intensidade, melhor é a composição corporal.

5. Aumento do metabolismo
O treinamento de resistência mostrou aumentar significativamente a lipólise no tecido adiposo subcutâneo abdominal, tanto durante o treinamento quanto após a conclusão. O mais interessante é que também houve um aumento da oxidação de ácidos graxos após o término do treinamento, correspondendo a um aumento do metabolismo de repouso após otreinamento.

6. Prevenção do câncer
Há ampla evidência de que o exercício regular de resistência aeróbica de intensidade moderada está associado a um risco reduzido de várias formas de câncer. Mas o efeito do treinamento de força no câncer tem sido bem investigado, e as conclusões são otimistas. O treinamento de força está associado a mudanças positivas na aptidão, composição corporal e funcionamento físico, bem como fadiga, qualidade de sono ou qualidade de vida.

7. Saúde mental
As evidências são totalmente claras a esse respeito. O treinamento de força melhora e previne alguns distúrbios de saúde mental, como ansiedade ou depressão. Além disso, é uma das melhores ferramentas para melhorar a insegurança e a autoestima das pessoas.

8. Saúde neurológica
Para melhorar, o treinamento de força previne e melhora algumas patologias neurológicas como Alzheimer, Demência ou Parkinson. Além disso, melhora o estado cognitivo e a memória em idosos.

9. Doenças autoimunes
O treinamento de força é um grande aliado para prevenir e melhorar todos os tipos de doenças autoimunes, como doenças intestinais de Crohn, hipotireoidismo de Hashimoto, esclerose múltipla, etc.

10. Prevenção do envelhecimento
O treinamento de força é um grande aliado para retardar o envelhecimento. O treinamento de força tem se mostrado um ótimo antioxidante e anti-inflamatório, desacelerando a degeneração celular em todos os tecidos, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças associadas.

Para finalizar, é importante esclarecer que o músculo é saúde e construir massa muscular nos ajudará a viver mais e melhor. Não paramos de treinar porque envelhecemos, envelhecemos porque paramos de treinar.

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3 COMENTÁRIOS

  1. A Dra Keyla Carvalho contempla a todos nós que somos idosos com uma valiosa informação para os cuidados com a nossa saúde. De uma competência indiscutível ela associa a atividade física com a questão alimentar.
    Gratidão pelo presente Dra. Keyla!

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