fbpx
28.1 C
João Pessoa
InícioRonilton LinsA espera do vento de Aracati no sombreiro:um legado do sertanejo

A espera do vento de Aracati no sombreiro:um legado do sertanejo

- PUBLICIDADE -

Sou filho de sertanejo com raízes fincadas na minha Jatobá, no interior da Paraíba, conhecida por São José de Piranhas, lá no meu sertão aquele povo tem o costume de plantar uma árvore na calçada para ao fim do dia, sentar nas cadeiras de balanço, desfrutando daquela gostosa sombra, a espera do vento de Aracati.

- Publicidade -

Meus avós e pais ao se mudarem para a Capital fizeram o mesmo, lembro que quando da minha infância o cuidado por aquele sombreiro era algo que fazia parte do embelezamento da casa, sempre podando com os devidos cuidados.

O poeta Cubano José Marti dizia: Há uma coisa que um homem deve fazer na sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro, transcendendo o tempo por um triplo legado, deixando sua herança para o mundo e a sua marca na história.

No dia 21 de setembro, comemorou-se o dia da árvore, parece-me que cada vez mais aquele exemplo trazido pelos sertanejos, está cada vez difícil de se encontrar, as casas estão sendo demolidas por prédios verticais, tornando a imagem das cidades urbanas menos bucólicas.

Em áreas urbanizadas esses efeitos têm sido potencializados, em função do crescimento demográfico associado ao uso e ocupação do solo de forma desordenada.
A retirada da cobertura vegetal, a impermeabilização do solo, o aumento das temperaturas com a formação de ilhas de calor são alguns dos impactos ambientais sentidos pela população que mora em áreas antropizadas, aumentando a temperatura do ar com o desconforto técnico ambiental, afetando a qualidade de vida das pessoas.

Ë sabido que com o derretimento das calotas polares as temperaturas tendem a cada dia aumentar, quando passamos por uma sombra ficamos a desejar um tempinho a mais naquele local, desfrutando aquela gostosa sensação de bem estar, aqui em João Pessoa é sentido de maneira mais frequente ao passarmos pela mata do buraquinho, uma reserva de mata atlântica de mais de cinco hectares, inserida na lei SNUC (sistema de unidade de conservação), na categoria de proteção integral.

O código florestal por sua vez, quando da sua ultima alteração, permitiu que na recuperação de áreas de APP, pudesse ser inseridas árvores frutíferas, uma saída no sentido de promover uma diversidade na modificação da passagem daquele local, permitindo que o reposicionamento paisagístico fosse facilitado por quem desejasse recuperar, mesclando com as espécies nativas. Ao meu ver um avanço na recuperação das áreas degradadas, garantindo, simultaneamente, a preservação do solo e da água, em benefício da geração de renda pelo produtor rural.

Não podemos deixar de enfatizar o implemento do CAR (cadastro ambiental rural), onde o poder público, através de um sistema interligado monitora as áreas de proteção, combatendo o desmatamento, e assim, promove através de mecanismo de recuperação PRA (programa de recuperação de áreas degradadas), a regeneração das áreas ambientalmente protegidas.

As árvores são essenciais para o meio ambiente, e consequentemente, para o equilíbrio do nosso planeta. Além disso, muitas árvores apresentam aplicabilidade econômica, sendo muito utilizadas pelo ser humano, servindo de abrigo para uma grande quantidade de seres vivos, capturando o gás carbono, funcionando como reservatórios de carbono, alimentando os seres humanos, ajudando a evitar erosão do solo, melhorando a umidade relativa do ar, além de fornecer sombra que ajuda a diminuir a temperatura do ar.

Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. Reminiscência de quantos viveram na cidadezinha pequena e aconchegante de antigamente
    O espetáculo das cadeiras nas calçadas que a televisão e a violência se encarregaram de eliminar,
    Parabéns Ronilton

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

O sentido da Páscoa

A poesia

Os dois corredores

Mais Lidas

Comprei Flores

À frente batem as malas

A estranheza do ninho

error: Conteúdo Protegido!