fbpx
31.1 C
João Pessoa
InícioMarcos SantosSonha Cabolclo:Clame, brade, declame, reclame, proclame.

Sonha Cabolclo:Clame, brade, declame, reclame, proclame.

- PUBLICIDADE -

“Independência ou morte”! Bradou alguém as margens de um riacho qualquer. Será? Somos mesmo independentes? Tire por exemplo o celular e ou o computador, e afirme com toda convicção que as redes sociais ou que este aparato tecnológico não fará nenhuma falta. Tire o carro e os meios de transporte, e diga que está tudo certo, tudo tranquilo pra quem precisa dele pra ir trabalhar. Tire o SUS, e diga que vai ficar tudo bem para centenas de milhões de brasileiros que não podem pagar um misera consulta de R$ 200,00 ou R$ 300,00. Tire a necessidade de consumir, e diga se o mercado sobrevive na sua atual conjuntura. Dê férias por tempo indeterminado ao dinheiro em sua vida, e me garanta que dentro de poucas semanas ou meses consegue fazer uma alimentação.

- Publicidade -

Difícil imaginar a vida sem estas coisas, não é verdade!? Então, qual o nosso grau de independência mesmo, se o sistema nos impõe todas estas necessidades para vivermos com o mínimo de dignidade? Sem falar no aparato político que deveria existir pra tornar tudo isso significativamente melhor, mas na sua atitude histórica, na grande maioria das vezes (governos), fizeram exatamente o contrário.

O poema sonha caboclo, é “O grito de independência, de liberdade”. Só seremos realmente livres e independentes, quando homens e mulheres tomarem pra si a consciência de que o bem comum é mais importante do que o enriquecimento individual. Quando todas as classes forem atendidas nas suas necessidades essenciais e sociais. Quando o empresário enxergar importância no meio ambiente, ao invés de lucro. Quando educação deixar de ser um discurso para poucos e fato para muitos. Quando quem planta, tenha o mesmo direito de comer de quem desmata. Quando indistintamente se aprender a dialogar. Enfim… Que o poeta clame, brade, declame, reclame, proclame.
Sonha Caboclo!

 

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

123 semanas

Precisamos de um amigo

Uma dádiva chamada vida

Contemplação

error: Conteúdo Protegido!