São João do Nordeste : melhor festa do ano

Para nós nordestinos, é chega a melhor época do ano. Os festejos juninos e toda sua magia. Apesar que, a magia não mais está tão magica assim!

É normal as coisas irem mudando com o tempo. As crenças, os hábitos, os ritos… No caso dos festejos juninos, em muitos locais já não se realiza mais certas cerimônias que eram comuns dentro das tradições, e, em outras, as mudanças ocorreram discretamente.

Observe sua realidade: ainda é comum enfeitar a casa com bandeirinhas? colocar o mastro com a imagem de São João tremulando na frente da casa? Ainda se reza a novena para o Santo? A fogueira é acesa religiosamente véspera de Santo Antonio, São João e São Pedro? As quadrilhas, e outras danças típicas desse período, assim como as comidas, são feitas da mesma maneira que nos tempos de seus avós? Ainda existem?

Para desconcertar ainda mais nosso São João de cada ano, a pandemia. Impedido o rala bucho, o bate cocha, aquele xote dançado bem coladinho.

Os versos que seguem têm por objetivo lembrar que certos elementos da festa junina são essenciais para manterem a característica e magia dos festejos. Por isso que: São João só presta com milho assando, fogueira, pamonha e forró.

 

 

 

 

 

Mais Lidas

Arquivo