fbpx
27.1 C
João Pessoa
InícioThiago SilvaMudanças, está na hora de colocar algo no papel

Mudanças, está na hora de colocar algo no papel

- PUBLICIDADE -

Caros leitores, nestas últimas semanas venho passando por um novo ciclo na minha vida pessoal, e por isso uma palavra tem sempre martelado na minha cabeça ao final do meu dia: mudança. Quando isso, acontece, está na hora de colocar algo no papel.

Esta palavra que segundo o dicionário significa alteração ou modificação do estado normal de algo, tem sido talvez bem mais presente no dia a dia da nossa sociedade do que realmente percebemos.

Estamos vivendo uma crise socioambiental antes nunca vista. Saímos em menos de 300 anos de um modo de vida basicamente agrário para completamente industrial, modificando completamente nossa forma de consumir os recursos naturais. Não que já não fossemos “cupins de recursos naturais”, mas a velocidade que os consumimos mudou radicalmente.

- Publicidade -

A locomotiva a vapor foi um dos símbolos da revolução industrial do Século XVIII, seu consumo de carvão era tão grande quanto sua capacidade de abrir novas fronteiras. O trem-bala é um exemplo da mudança tecnológica que o setor de transporte tem desenvolvido mundo a fora. Fonte: Internet

Nesse primeiro momento, proporcionalmente, fomos talvez mais devastadores do que somos hoje. Para se ter uma ideia, toda nossa base energética para movimentação de máquinas a vapor, ou se utilizava fontes de carvão mineral ou lenha.

Outra fonte de recurso natural extremamente necessária para a industrialização do século XVIII e XIX fora a baleia. Sim, os cetáceos que hoje possuem uma moratória de caça a elas, instituída desde 1986 por um acordo internacional, eram utilizados para quase tudo: sua carne consumida, a gordura utilizada para lubrificantes e até mesmo iluminação pública, seus ossos, triturados, era a base do calcário agrícola.

No século XIX iniciamos o refinamento de petróleo e até hoje vivemos desta matriz. É fato que ele foi fundamental para o avanço tecnológico da civilização humana, pois não só a produção de combustível foi garantida, mas tantos outros materiais foram criados, como os diversos tipos de plástico, por exemplo.

A indústria petrolífera no seu início, a busca era apenas por uma nova fonte de combustível. Fonte Internet

Agora mais recentemente, estamos vivendo uma nova mudança, que é a busca por energias limpas, materiais biodegradáveis e a reciclagem de matérias primas. Para ilustrar como temos mudado nossos produtos e hábitos, nestes dias que executei minha mudança de residência, comprei um plástico bolha com capacidade de degradação em 5 anos, e não foi tão caro como achei que fosse, me custou R$ 1,00/metro.

A gigante do automobilismo General Motors tem uma meta audaciosa de tornar toda sua linha de carros 100% elétricos até 2035. Lembro que 10 anos atrás, quando começávamos a conversar sobre isso, alguém sempre dizia que já existia tecnologia para tal, mas a indústria petroquímica nunca iria permitir.

GM lança BOLT, e planeja ter toda sua linha de carros totalmente elétricos até 2035.Fonte:Internet

 

Sei que quando olhamos o presente parece que tudo parece estar caminhando ladeira abaixo. Mas a história consegue nos mostrar que estamos mudando radicalmente nossa forma de convivência com o mundo. Se em 1850 seria absurdo contestar a necessidade da indústria baleeira, o inverso agora é verdadeiro. Esta última Cúpula do Clima me passou a sensação de que muitos líderes acordaram para o problema atual, e deixaram aquele posicionamento de que o câmbio climático é “pauta do amanhã seguinte”.

 

Iremos alcançar as mudanças necessárias para continuarmos a viver em nosso planeta. A capacidade de se adaptar é algo da nossa natureza. Em menos de um século, tudo isso que vivemos hoje, só estará nos livros de história, ou melhor, nos e-books! 

Relacionados

3 COMENTÁRIOS

  1. A mudança é necessária a tudo e todos, precisamos caminhar para o futuro arrastando a história como fonte de pesquisa e conhecimento com o objetivo de entendermos os caminhos percorridos. Amei essa matéria. É a luz que estava faltando. Vida que segue.

  2. Além de nos dedpertar para o efeito das mudanças tecnológicas e consequentemente dos nossos habitos, num crescendo e numa rapidez que mal percebermos, o texto nos leva a refletir e nos atrelar a essa corrida e nos acorda para o nosso papel que pode ser de construtor ou destruidor da habitação comum que é a MÃE TERRA
    Se ha respeito e acima de tudo CUIDADO, tudo se encaminhará para a PERFEIÇÃO inclusive o homem que gerencia tudo: deixando de lado o EGOISMO e a GANÂNCIA chegaremo ao bem-estar e plenitude do SERE este e não outro
    O PLANO DO CRIADOR

  3. Texto perfeito. Existe sim uma mudança de consciência na humanidade, o acordar para a verdade de que tudo está interligado, a conscientização de que nossas ações tem consequência, e um novo olhar para o Planeta Terra. Sabermos que somos agentes multiplicadores dessa mudança já nos traz esperança, lembrando que tudo é um processo e ele já começou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

123 semanas

Precisamos de um amigo

Uma dádiva chamada vida

error: Conteúdo Protegido!