fbpx
30 C
João Pessoa
InícioLuiz Célio RangelA Inveja e a Cobiça.

A Inveja e a Cobiça.

- PUBLICIDADE -

                                                      

   Você sabia que a INVEJA e a COBIÇA são desvio de caráter , distintos?

- Publicidade -

Inveja não é querer o que o outro tem, isso é cobiça. Inveja é se incomodar (e sofrer) com o crescimento do outro e esquecer de crescer.

Pode também ser conceituada como o sentimento de inferioridade, frustração ou rancor perante um desejo não realizado de possuir os atributos ou as qualidades de outrem.

 

A Inveja também pode ser um sintoma pertinente a determinados transtornos de personalidade, a exemplo do Transtorno de Personalidade Borderline, do Transtorno de Personalidade Passivo-Agressiva e do Transtorno de Personalidade Narcisista… etc.

 

Do ponto de vista psicanalítico, a inveja é a intensificação do ódio ou rancor, causado pela pulsão de morte que se volta contra o próprio invejoso.

Esqueci de informar que no jargão psicanalítico, a PULSÃO refere-se a um impulso energético interno, que direciona o comportamento do indivíduo. O comportamento gerado pelas pulsões diferencia-se daquele gerado por decisões, por ser gerado por forças internas, inconscientes, alheias ao processo decisional.

Esse sentimento que faz parte do ser humano desde o seu nascimento, é potencializado quando a pessoa se sente desestabilizada devido a um complexo de inferioridade em relação ao outro.

De acordo com Melanie Klein, grande teórica da psicanálise klainiana,  ainda bebê, durante a amamentação, a criança já apresenta um sentimento que ela chamou de “Inveja do Seio”.

Para o Dr. César Brito, também psicanalista, quando o bebê entende que o leite que necessita para se alimentar não pode ser produzido por ele próprio, sua força primitiva aciona o sentimento de inveja e a reação inicial da criança é rejeitar ou destruir o objeto frustrante.

No mesmo sentido, o impulso de uma pessoa invejosa é tomar ou estragar aquilo que lhe falta.

Já a cobiça é o desejo de possuir aquilo que o outro tem, sem que isso lhe cause tristeza. O cobiçador não precisa, necessariamente, ver a destruição ou o prejuízo do cobiçado e em muitas situações, esse sentimento serve como mola propulsora para que o indivíduo vá em busca do que deseja.

Cobiçadores e invejosos se comportam de maneira mais ou menos similares. Ambos admiram, desejam ou imitam o que o outro é ou tem, todavia, na cobiça não existe a componente destrutivo da inveja. Em situações intensas, cobiça e inveja comprometem o equilíbrio emocional e abalam as relações interpessoais do ser.

 

O Psicanalista Arnaldo Chuster, chama a atenção para o fato de que a inveja e constituída por uma relação configurada por três itens:

1) “A experiência de completude, que de algum modo é ou foi vivida em contato inteiriço com o ser interior;

2) Os ataques contra a vida, derivados da pulsão de morte, que visam destruir a experiência boa;

3) O objeto bom desejado e faltante, tornado mal porque é tido como frustrante da experiência de completude, contra o qual e justamente por isso, o sujeito se revolta e mobiliza sua ação destrutiva.”

A mente de uma pessoa invejosa, na maioria das vezes está nutrida de pensamentos de inutilidade e incapacidade de conseguir aquilo que lhe falta.

 

Sinais de que se está lidando com uma pessoa invejosa:

·         Pessoas ultra competitivas e querem sempre estar à frente de tudo.

·         Pessoas que não costumam fazer elogios aos outros.

·         Pessoas que sentem prazer em fazer críticas destrutivas.

·         Pessoas que subestimam as conquistas dos outros e exaltam as suas.

·         Pessoas que não demonstram alegria ou felicidade com o sucesso dos “amigos”.

 

Poderíamos dizer que a inveja é irmã gêmea da falsidade. O principal mecanismo da inveja é o ódio e a raiva. A inveja e a cobiça não são consideradas como doenças, mas sim desvios de caráter.

Admitir que existem dentro de si sentimentos como a cobiça e inveja é o mesmo que romper com as influências compulsivas para se abrir ao caminho do crescimento. É o primeiro passo para a recuperação. A Psicoterapia ou a Psicanálise serão os meios mais eficazes para a cura.

                        Assista o vídeo a seguir e responda , é INVEJA ou  COBIÇA?




                        

Relacionados

50 COMENTÁRIOS

  1. Meu amigo Luiz Célio, é sempre maravilhoso ler teus artigos. Aliás, estão de parabéns o blog e todos os colaboradores. Leitura diária indispensável para quem quer se informar e desenvolver em todos os aspectos.

  2. Parabenizo ao sr. João Vicente e seus colaboradores pela criação do site, com temas de grande relevância para a sociedade e que nos proporciona uma leitura boa e agradável.
    Outrossim, quero felicitar meu amigo dr. Luiz Célio. Fico feliz por ele se doar um pouco para nós na publicação de seus artigos, com temas sempre interessante e que nos ajudam a driblar as dificuldades do nosso cotidiano.
    Gratidão!!!

  3. Meus agradecimentos a Drª Gilmara Cavalcanti – Professora da UFPB – “Espert” em Estatística, que na intimidade familiar, é simplesmente GILMARINHA.
    Fico lisonjeado por seus comentários sempre muito generosos.
    Espero que sempre que possível visite o site: https://www.joaovicentemachado.com.br , leia os escritos de um setentão que escreve para exercitar a memória, na esperança de afastar o temível “alemão”. Gratidão!

  4. Gratidão por Seu comentário. Essa foi o objetivo do texto. Aclarar os sinais e os sintomas do Transtornos de Personalidade pertinente a Inveja/Cobiça de uma forma amena, objetiva, sintética, (e até humorística…) sem necessidade usar nosso "Psicologuês" (termos técnicos)

  5. Amiga NILMA LIMA, amiga e colega desde o tempo em que fui EDUCADOR CORPORATIVO – "EC" da CAGEPA, onde a conheci; também era "EC", muito dinâmica.
    Profissional competente e eficaz.
    Sua opinião e sugestões serão muito benvindas. Gratidão!

  6. Excelente conteúdo,as vezes eu tenho esses sentimentos nocivos,mas eu comecei a ver que cada pessoa e diferente da outra e que não cabe nenhuma comparação e começar a ver a outra pessoa como um exemplo a ser seguido.Parabéns Luiz Célio e continue assim com seu excelente trabalho

  7. Meus agradecimentos a você. (sem identificação)
    Na vida, apendemos todos os dias… desde que nascemos até nosso último suspiro.
    Fique tranquilo. rsrsrsrsrsrs
    Continue prestigiando este site, lendo nossos textos e fazendo seus comentários. Gratidão.

  8. Muito legal esse vídeo kkkk una tinha cobiça pelas coisas da outra,e a outra tinha inveja pois não queria q ela conseguisse ter….amei o texto,como sempre seus artigos nos leva a uma reflexão bem profunda da vida.

  9. Meus agradecimentos por seu comentário cara Anita Machado – também colunista deste site. .
    Não é todo dia que se pode ter a atenção de uma Imortal da Academia Lavrense de Letras – AAL. Seu Feedback será sempre um bom termômetro para eu possa avaliar a qualidade do texto. Gratidão.

  10. Gratidão a você VÍVIAN MELO. Só identifiquei seu comentário porque também o recebi pelo WhatsApp.
    Como Psicólogo e Psicanalista, meu foco será escrever sempre sobre comportamento humanos; saúde psicossomática e a filosofia do cotidiano.
    A escolha do vídeo foi uma sugestão de nossa competente e assertiva Editora Chefe Gorette Wanderley.

  11. Parabéns, Dr. Luiz Célio! Pelo artigo sobre a inveja e a cobiça, cujos sentimentos estão, por vezes, a se manifestarem nas pessoas de mau caráter.
    E vossa pessoa, como sempre, reconhecidamente competente e capaz em tudo que faz e, também, em tudo que se propõe a fazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

Precisamos de um amigo

123 semanas

Uma dádiva chamada vida

Contemplação

error: Conteúdo Protegido!