fbpx
26.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasA água não é mercadoria

A água não é mercadoria

- PUBLICIDADE -

Por: João Vicente Machado

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta terça-feira (19) uma agenda legislativa para o desenvolvimento social, com o objetivo de propor uma série de propostas voltadas ao combate à pobreza e à redução das desigualdades.
      O Governo Federal vem tentando a todo custo alterar a lei 11445/2007, uma lei que ainda não foi aplicada na sua plenitude.

     Ainda criança e com apenas 12 anos é considerada obsoleta e no julgamento deles precisa ser alterada.

- Publicidade -

      A justificativa é “ alterar o marco regulatório para permitir uma maior participação da iniciativa privada.” visando universalizar os serviços de água e esgotos, como se a universalização dependesse apenas de uma lei.


    Ora, a água, por ser um recurso natural essencialíssimo a vida animal não pode ser submetida à lógica do lucro e ser transformada em mercadoria. Se isso acontecer somente terá acesso à esse produto natural quem tiver dinheiro.


        Outros bens essenciais podem até faltar e mesmo assim a vida é possível, como é o caso da energia elétrica.


      Alcancei época em que o sal a substituía e ninguém morreu por isso. Já com relação à água a sua falta nos leva inevitavelmente a morte.


     Portanto, se tem um recurso natural que é uma necessidade suprema, não pode ser submetido à lógica mercantilista, e é uma atribuição intransferível do poder público.


     Temos ouvido sempre que água é vida e disso nem Bolsonaro deve ter dúvidas.


     Hoje em dia a iniciativa privada já participa com: elaboração de projetos, execução de obras, fornecimento de insumos, fornecimentos de peças de reposição etc. resta a operação e manutenção dos sistemas pelos quais cobrará tarifas inalcançáveis a imensa maioria do povo brasileiro.


      O congresso tem obrigação de se contrapor a essa alucinação mercantilista.


Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

Comprei Flores

À frente batem as malas

A estranheza do ninho

error: Conteúdo Protegido!