fbpx
26.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasFilosofia de vida

Filosofia de vida

- PUBLICIDADE -

- Publicidade -
“Todo caminho da gente é resvaloso.

Mas também, cair não prejudica demais

A gente levanta, a gente sobe, a gente volta!…

O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim:

Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,

Sossega e depois desinquieta.

O que ela quer da gente é coragem.

Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria,

E ainda mais alegre no meio da tristeza…”


       O escritor João Guimarães Rosa, com o seu estilo descontraído e único,  é autor de um dos clássicos da nossa literatura cujo título é Grande Sertão Veredas.

    Há um trecho no livro que reproduzimos acima e  que consideramos muito significativo pela lição de coragem para a nossa caminhada cotidiana.  Ele sugere coragem de enfrentar as intempéries com altivez e tenacidade, de não se deixar abater com as derrotas em algumas batalhas dessa guerra que é a nossa caminhada de vida.

    Vivemos uma época de muitas provações e desafios em que o comodismo e a conveniência nos induzem a mantermos a zona de conforto como forma de nos esquivarmos e fugirmos dos desafios. A inércia, a acomodação, a indiferença e a leniência ficam a sugerir ao nosso subconsciente, a nos mantermos à parte da luta cotidiana a espera de um salvador que venha nos redimir. 

É dessa forma  que se criam os mitos de pés de barro da vida, tema que já tratamos no nosso site (link anexo).

        Esse sentimento é a matéria prima dos oportunistas do mundo da política  para se apresentarem como salvadores mitológicos e exigirem  de nós uma procuração irrevogável e irretratável com a promessa  de durante quatro anos “resolverem todos os nossos problemas.”

       De posse da procuração assinada com a tinta da covardia e da omissão esquecem as promessas, vazias de conteúdo,  rasgam os compromissos assumidos e passam a agir de acordo com a conveniência do grupo econômico que o criou e ungiu com o óleo do egoísmo e da exploração.  É nessa hora que a o meio de campo cooptado no meio dos nossos, começa a sofismar, a negar e a trair a confiança daqueles com quem conviveu até a véspera.

       É exatamente nesse momento que precisamos nos mirar na célebre frase do autor citado e repetir alto e bom som: “o que  a vida  quer da gente  é coragem”
João Vicente
Relacionados

2 COMENTÁRIOS

  1. É de inteiro conhecimento que só de deve delegar poderes atrever de um documento procuratorio a pessoas de sua inteira confiança. O que observar-se atualmente são pessoas vendendo a preço de banana este poder único de cada um para pessoas ilegítimas cuja finalidade é a locoplentacao pessoal dos seu capital. A a hora de mudança e agora, e segundo o grande POETA, O QUE A VIDA QUER É CORAGEM

  2. O momento que estamos vivendo está mesmo a exigir muita coragem. A propósito, aceitando o desafio do meu neto Lucas me dispus a ler Grande Sertão Veredas. Graciliano também repete: VIVER É MUITO PERIGOSO. Assim vamos em frente: o perigo existe,o que precisamos é de coragem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

123 semanas

Precisamos de um amigo

Uma dádiva chamada vida

error: Conteúdo Protegido!