fbpx
30 C
João Pessoa
InícioEconomia PoliticaResumo de notícias da semana

Resumo de notícias da semana

- PUBLICIDADE -
       RESUMO SEMANAL
  12  á 17 de julho de 2020
Por: João Vicente Machado
  •  Após o bombardeio verbal promovido por empresários nacionais e internacionais contra o processo de devastação ambiental da Amazônia, o governo brasileiro adotou uma decisão salomônica: exonerou Lubia Vinhas da coordenadoria geral de observação da terra, departamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.
A demissão antecedeu uma declaração pública do vice-                      presidente da república que teria afirmado que: o desmatamento da Amazônia só poderia ser avaliado daqui a um ano, quando o satélite passasse novamente por lá.
Não sabe ele, que o satélite, alem de passar a cada três dias, também fotografa as áreas afetadas e que as fotos materializam os fatos.
Vejam por quem estamos sendo governados!
           
Satélite que monitora a Amazônia

                 
  •    A justiça derrubou liminar que obrigava os convênios de saúde a oferecerem testes sorológicos para detecção do covid 19, isso após o Brasil exibir a média de 1056 mortes diárias, na semana mais letal que atravessamos desde o inicio da pandemia.
Os convênios de saúde cobram caro pela prestação e não oferecem uma contrapartida plena pelos serviços  prestados. Comenta-se que esses serviços  têm a proteção da bancada do jaleco e a cumplicidade da Agência Nacional de Saúde, o que coloca sob dúvidas o papel dessas agências, criadas por Fernando Henrique Cardoso para passar a privataria tucana.
 
                    
  • Há 60 dias o país não tem ministro da saúde, mesmo ocupando um ranking macabro de segundo lugar no mundo em infecção pelo covid 19, ao tempo em que Bolsonaro elogia o até então  interino ministro da saúde, o general Eduardo Pazuello, considerando-o “um predestinado”
  • O presidente da república vetou na quinta feira, 16/07/2020 alguns artigos do PL 4162/2019, que tratava do Velho Novo Marco do Saneamento Básico.
O veto mais relevante foi sobre o artigo 16, que definia uma fase transitória permitindo os contratos serem  celebrados sem licitação entre a  companhias estaduais de saneamento e os municípios,  ate o ano de 2022  e com o  prazo de 30 anos.
Esse veto submete a água às regras de mercado, mesmo sendo um recurso natural insubstituível, reserva  exclusiva aos que têm dinheiro. 
  • Ontem tomamos conhecimento  que a Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, havia recebido em 29/06/2020, um oficio circular assinado por Luiz Otávio Franco Duarte, secretário de atenção especializada em saúde do Ministério da saúde, cuja cópia está em nossas mãos, “recomendando a prescrição da cloroquina ou hidroxicloroquina, mediante livre consentimento esclarecido do paciente com diagnóstico clínico de covid-19 nos primeiros dias de sintoma”.
O inditoso oficia é uma afronta a um centro de excelência cientifica em saúde pública, respeitado em todo mundo, que no dia de hoje, 18/07/2020 foi objeto de reconhecimento em uma ampla reportagem no programa da GLOBO de título É de Casa.
  Concomitantemente a Sociedade Brasileira de Infectologia divulgou um novo posicionamento, reafirmando ser contra o uso do medicamento, considerando “urgente e necessário” abolir o seu uso.
Castelo Mourisco, sede da FIOCRUZ
    
Referências:g1.com.br.
Fotografias: instituto geociências; Fiocruz-manguinhos.
Artigo anterior
Próximo artigo
Relacionados

3 COMENTÁRIOS

  1. O resumo semanal além de chamar atenção do leitor para alguns fatos que podem ter passado desapercebidos, sugere um aprofundamento na matéria divulgada para um melhor juízo de valor sobrepôs fatos. Estamos sempre procurando a melhor maneira ao nosso alcance para empoderem o leitor com argumentos para tornar-se sujeito da história.
    Tenhamos todos uma semana de trabalho profícuo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Mais Lidas

Precisamos de um amigo

123 semanas

Uma dádiva chamada vida

Contemplação

error: Conteúdo Protegido!