fbpx
25.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasDesprezo pela história!

Desprezo pela história!

- PUBLICIDADE -

Por: João Vicente Machado

    Li e divulguei no Facebook uma matéria publicada no Diário do Nordeste, jornal matutino do Ceará  editado em Fortaleza, com fotografias ilustrativas do próprio jornal e do blog da  UOL, onde é veiculada a notícia do abandono a que está relegado o Parque Asa Branca, construído por Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião e que foi sua última morada, o seu refúgio.

- Publicidade -

    Conheci aquele espaço há uns 8 anos passados, em companhia da minha irmã Anita, seu filho Paulo e da minha companheira de todas as horas, Maria Gorette de Carvalho Wanderlei.

    Viajamos do Recife até o aeroporto do Cariri, em Juazeiro do Norte, onde encontramos minha irmã  e  de lá,  após fazer uma visita ao meu tio José, ainda vivo, fomos para a agradabilíssima cidade do Crato, na saia da Chapada do Araripe, onde nos hospedamos num hotel no meio da Serra.

    Do Crato ao Exu, o epicentro do terremoto cultural chamado Luiz Gonzaga, distam apenas 34 Km  e  na manhã seguinte, logo cedinho, empreendemos viagem ao Exu, indo direto para o Parque Asa Branca, com o propósito de conhecê-lo.

    Encontramos todos os imóveis ainda em bom estado de conservação, e conhecemos duas figuras centrais e cicerones por ocasião da visita: Anselmo, o vaqueiro de Luiz, e a governanta  da casa de morada do Rei.
   Ambos nos deram informações substanciosas sobre a rotina de Gonzaga e já revelaram um leve desalento com os rumos que o empreendimento estava   tomando. Falaram sob tom de lamento sobre a ausência dos artistas que iam por lá com muita frequência, enalteceram a fidelidade  de  Dominguinhos  e  Waldonys,  que vez por outra  iam  por lá e lamentaram o golpe que o Parque sofrera com a prematura  morte de Gonzaguinha, que já se assumira como seu zeloso cuidador.
    Pois bem, agora vejo a notícia da decadência física daquele pedaço de história da riquíssima e original música popular nordestina, que teve em Luiz Gonzaga o seu maior expoente. A informação de que o primeiro andar da casa grande, que a rigor é o sótão, está em ruínas e isolado para a visitação pública.


    Fico a me perguntar como é que Luiz, que foi considerado o pernambucano do século, tem a sua memória conspurcada pelos mesmos políticos e artistas que o procuravam oportunisticamente para posarem em fotografias com ele em busca de notoriedade?

    Onde está o governo de Pernambuco e os parlamentares não somente de lá, mas de todo o Nordeste, do qual Gonzaga é patrimônio cultural e imaterial?

    Que tal uma pauta com essa bandeira? Qual político se habilita?

Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. É lamentável uma vergonha para Nordeste e para a cultura brasileira de um modo geral pois Luiz Gonzaga com sua Asa Branca atravessou nossas fronteiras e nos representou muito bem Espero que sua denúncia encontre eco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

Uma dádiva chamada vida

Os melhores professores

Contemplação

Mais Lidas

Contemplação

Não é proibido

Timbu, um amigo dos seres humanos

Mãe, quem és tu?

error: Conteúdo Protegido!