fbpx
26.1 C
João Pessoa
InícioNotíciasSaneamento básico II

Saneamento básico II

- PUBLICIDADE -

Por: João Vicente Machado

    As águas represadas na cidade de Boqueirão através de um barramento do Rio Paraíba abastecem além de Campina Grande, mais 37  cidades do agreste setentrional do estado, também uma parte de cidades do Brejo e Cariri.

- Publicidade -
    A captação única, através de uma torre de tomada d’água e uma elevatória flutuante são encaminhadas, a maior parte,  para a grande elevatória de Boqueirão e daí para a Estação de Tratamento de Água-ETA, na localidade Gravata município de Queimadas.
    A outra parte é encaminhada para outra ETA de menor porte onde, é tratada e bombeada para atender vários municípios do Cariri e Curimataú, em número de 21: Boqueirão, Cabaceiras, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Seridó, São Vicente do Seridó, Olivedos, Cubati, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Sossego, Baraúnas, além de Barra de Santa Rosa, Damião, Cacimba de Dentro, Araruna, Cuité, Nova Floresta, Picuí e Frei Martinho, através do sistema Transparaíba  com obras em andamento.
    A partir da ETA de Gravata são abastecidos: Caturité,  Barra de Santana, Alcantil, Riacho de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Queimadas, Galante, Massaranduba, Campina Grande, São José da Mata, Pocinhos, Lagoa Seca, Floriano, Matinhas, Alagoa Nova e São Sebastião de Lagoa de Roça, num total de 17 cidades.
    Indispensável dizer que esse sistema não pertence apenas a Campina Grande, que agora lança uma audiência pública açodadamente convocada para o próximo dia 20/01/2020, segunda-feira próxima, em que cumpre rito para licitar um sistema que fisicamente não lhe pertence, na expectativa de entregá-lo à iniciativa privada.
    Como sistema superavitário, quer lançar os municípios que integram o sistema e são deficitários, a própria sorte.
    Conclamamos os moradores dos municípios citados, cujos impostos contribuíram para construção de todo esse patrimônio, a fazerem coro com a parte da população da própria Campina Grande que é contrária a esse processo escuso.
    Amanhã concluiremos com a  parte de esgotamento sanitário e as conclusões finais.

Relacionados

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

O sentido da Páscoa

A poesia

Os dois corredores

Mais Lidas

Comprei Flores

À frente batem as malas

A estranheza do ninho

error: Conteúdo Protegido!