fbpx

Site do João Vicente Machado

InícioLuiz Célio RangelSomos Seres em construção

Somos Seres em construção

- PUBLICIDADE -

- Publicidade -

Desde que o mundo é mundo a vida sempre esteve em constante evolução.

Da concepção passamos à condição de embrião, evoluímos ao estado de feto e assim, em todo período pré-natal, estivemos em contínua evolução, dia após dia.

Na condição de seres mutantes psicossomáticos, passamos da infância à puberdade/adolescência e vivenciando todas as transformações possíveis à mente e ao corpo, quando enfim, chegamos à maturidade.  

Mas a construção do ser humano não para por aí, estamos experienciando uma evolução continuada até o nosso último alento de vida.  

É também importante lembrar que a vida é constituída por ciclos. A cada ciclo que passa aprendemos a crescer, a visualizar o mundo com um olhar próprio para aquele momento, a ter um corpo e um pensar diferentes, a viver os encontros e desencontros da vida a dois e assim por diante. 

E como diz o filósofo e professor Mário Sérgio Cortella: “Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo”. Temos toda a existência para construirmos a nós mesmos.

Inegavelmente, estamos vivendo um tempo de desassossego. A pandemia de Coronavirus e o isolamento social ocasionam a possibilidade de avaliarmos o que é preciso  ter como prioridade na construção de novos hábitos que façam mais sentido para nosso propósito de vida. É uma chance única para refletir e construir um novo jeito de viver. 

E quando as intercorrências da vida pedirem para (re)começar ou reformar um capítulo, faça. Ao invés de entrar em pânico e olhar para esse fato como uma punição, considere isso como uma nova oportunidade para fechar aquele ciclo e buscar uma nova chance para ser feliz.  Recomece quantas vezes for necessário. Lembre-se, não nascemos para sermos perfeitos, nascemos para sermos felizes.  

Por tudo isso, inegavelmente, nós somos seres em construção, e muitas vezes, ainda é necessário reformar o que já foi construído.  

 

DICAS PARA RECOMEÇAR E RECONSTRUIR SUA VIDA PÓS MOMENTO DIFÍCIL:


1. DESAPEGUE-SE. DEIXE O PASSADO PARA TRÁS.

►Para seguir em frente, é fundamental que você aceite que a situação que vivia antes da “fatalidade” não existe mais. Não precisa ter pressa permita-se absorver o que aconteceu em seu próprio tempo.

 

2. PERMITA QUE AS PESSOAS SAIAM DE SUA VIDA, CASO SEJA A VONTADE DELAS.

►Por vezes, recebemos sinais de que alguém deseja se afastar, mas, mesmo assim, insistimos em mantê-la por perto e acabamos nos machucando nesse processo. É importante aceitar as decisões dos outros, mesmo que, momentaneamente, para nós, elas não sejam as melhores. 

 

3. LIVRE-SE DO RANCOR, DA MÁGOA E DO ÓDIO.

►Remoer mágoas passadas, além de doloroso, ocupa o espaço que poderia ser de novos e bons sentimentos. Cultivar mágoa, rancor e sentimento de ódio é como tomar um “veneno” diariamente e esperar que o desafeto morra. Quem pode estar morrendo por se envenenar por essas toxinas do desamor é você. 

 

4. NÃO SE CULPE SE NÃO CONSEGUE PERDOAR.

►Apesar de ser um ato relevante e louvável, nem sempre estamos prontos para perdoar quem nos fez sofrer. O mais importante é não deixar a mágoa tomar as rédeas da nossa vida.

 

5. É NECESSÁRIO MANTER A JOVIALIDADE NA ESSÊNCIA DO NOSSO SER.

►Tome sol todos os dias. O sol tem ação antidepressiva.

►Reconecte-se a natureza. O contato com a natureza promove autorregulação do organismo.

►Resgate sua infância, desenvolva seu lado lúdico, brinque mais.

►Conquiste uma nova habilidade, aprenda um idioma, um instrumento musical, uma receita culinária, etc.   

►Planeje novos projetos e sonhe!! Os sonhos dão origem a mudanças.

 

Quando o ser humano perde a capacidade de se adequar a mudanças e a vontade de aprender coisas novas, tem início o processo de envelhecimento do espírito.

Samuel Ullman, poeta e líder religioso americano, dizia que “O tempo enruga a pele, mas abrir mão de entusiasmo enruga a alma”.

Por fim, deixo-lhe uma reflexão e uma sábia recomendação formulada por Chico Xavier:

“Uma mágoa não é motivo para outra mágoa. Uma lágrima não é motivo para outra lágrima. Uma dor não é motivo para outra dor. 

Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche. 

O resto, mais que perda de tempo… é perda de vida 

 

Revisão de texto: Nilma Lima

Relacionados

6 COMENTÁRIOS

  1. A vida é ciclica, mutável e encantadora. Muito cedo aprendi que os sofrimentos e desafios são motores que impulcionam nossa vida trazendo aprendizado. Por ser a primeira filha de um segundo casamento fui criada para ser perfeita, o que me causou muitas dores, mas tomei essa cobrança como lição e não como fardo. Tive que mostrar que não podemos exigir dos outros aquilo que não temos: perfeição. Não foi fácil, foi gratificante. Viva a vida. E como disse Gonzaguinha: "viver e não ter a vergonha de ser feliz." Somos eternos aprendizes. Shalom.

  2. Luz Célio Rangel nos brindou com mais um artigo de qualidade, inclusive muito útil para nós todos. Uma verdadeira. Insulta psicoterápica. Em que pese o problema que vem enfrentando com a saúde da sua Mabel que logo logo estará recuperada, ele tem se superado. Força e muita fé querido amigo.

  3. Que diálogo foi esse? Tão necessário, emotivo, vivo, esclarecedor…chamei o seu texto de diálogo pois foi isso que senti.Uma conversa aberta e clara de que o afeto é de graça e livre. Nós só precisamos cultivar mais essa essência e tudo já muda de cor. Como é bom ser feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ajude o site João Vicente Machado

spot_img

Últimas

A Polícia no Cabo Branco

O título rasgado

Vivos como os Deuses

Mais Lidas

Vivos como os Deuses

A sensibilidade em Escrever

Política e Espiritualidade

error: Conteúdo Protegido!