A Gestão do Nosso Tempo

Por: Luiz Célio Rangel

Quem teve o privilégio de chegar à senilidade, certamente sabe que o Tempo é um senhor perfeccionista e implacável.  Aos poucos vai esculpindo suas marcas e mudando nosso rosto, nosso corpo, nosso comportamento, nossa expectativa de vida. 

Enfim, a todo momento, o Tempo põe seu dedo transformador, como se desejasse testar a resistência de nossa autoestima. 

Às vezes é difícil acreditar que tudo muda tão rapidamente. Mudam as amizades, nossas prioridades, nosso foco profissional, pode até mesmo mudar nossa afinidade com a pessoa amada – então teremos um forte indício de que chegamos a velhice.Perceba que apenas o Tempo, por si mesmo, permanece inalterável.

Não obstante, este mestre austero e impiedoso, ser a raiz de nossa fragilidade psicossomática, ele também nos faz crescer e amadurecer emocionalmente. 

Ao longo de nossa existência, percebemos que existem feridas que só o tempo consegue cicatrizar. Há ocorrências e circunstâncias que só o tempo vai desnudar sua relevância épica, pois a vida em si, para tal, é ineficaz e impermanente. 

Quanto tempo de vida temos é uma incógnita, previsível apenas em modelos matemáticos que observam o passado e estimam o presente/futuro, ainda assim incertos, especialmente em momentos como este que vivemos, quando um pequeno vírus é capaz de bagunçar todo e qualquer planejamento.

Nossa resposta ao Tempo deve ser procurar viver com qualidade de vida e harmonia espiritual, norteados por ideais de força, foco, fé, equilíbrio e determinação.

Cada sol que desponta no horizonte, não corresponde a mais um dia; na verdade é menos um dia na cronologia do nosso tempo vivencial.  

Por isso é importante saber: 

Como você tem gerido a sua vida? Como você tem cuidado do seu tempo?

É sabido que qualquer mudança de nossos hábitos não é uma tarefa fácil, todavia, planejar e gerir o tempo agrega uma série de benefícios, com impactos sobre a saúde, os relacionamentos e a nossa produtividade profissional. 

Relacionamos cinco pontos prioritários para adequação de um programa de gestão do nosso tempo:

1. ADMINISTRAÇÃO DO ESTRESSE VIVENCIAL: Construir e habituar-se a um cronograma de tarefas diárias, faz com que você se sinta menos estressado e reduza sua ansiedade. 

2. MAIS TEMPO DISPONÍVEL: As pessoas que priorizam uma gestão eficaz de seu tempo, conseguem ter mais tempo livre para as atividades familiares, pessoais e hobbies. 

3. CAPACIDADE DE EMPREENDER E ADEQUAR OS OBJETIVOS: A gestão inteligente, racional e objetiva do tempo permite alcançar metas e objetivos pessoais e profissionais com maior celeridade e assertividade.

4. MAIOR PRODUTIVIDADE E EFICÁCIA: Gerir bem o tempo nos leva a uma maior produtividade e menos tempo desperdiçado em atividades triviais ou rotineiras.

5. MELHORIA DA IMAGEM E REPUTAÇÃO PROFISSIONAL: A imagem profissional é como as pessoas conseguem enxergar você. A reputação está ligada mais ao caráter do profissional, em como ele atende e honra seus compromissos. A gestão do nosso tempo apresenta uma grande correlação com o nosso sucesso pessoal e profissional. 

Lembre-se que o tempo de si mesmo pede contas, não desperdice seu tempo com futilidades. E como nos ensina Drummond: “Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes”.

Um brinde a um novo tempo em nossa vida, a um novo ano que se inicia.

Um feliz e harmonioso ano de 2021, com muita saúde e muita paz. 

Mais Lidas

Arquivo