fbpx
27.1 C
João Pessoa
Início Luiz Célio Rangel A Gestão do Nosso Tempo

A Gestão do Nosso Tempo

Por: Luiz Célio Rangel

Quem teve o privilégio de chegar à senilidade, certamente sabe que o Tempo é um senhor perfeccionista e implacável.  Aos poucos vai esculpindo suas marcas e mudando nosso rosto, nosso corpo, nosso comportamento, nossa expectativa de vida. 

Enfim, a todo momento, o Tempo põe seu dedo transformador, como se desejasse testar a resistência de nossa autoestima. 

Às vezes é difícil acreditar que tudo muda tão rapidamente. Mudam as amizades, nossas prioridades, nosso foco profissional, pode até mesmo mudar nossa afinidade com a pessoa amada – então teremos um forte indício de que chegamos a velhice.Perceba que apenas o Tempo, por si mesmo, permanece inalterável.

Não obstante, este mestre austero e impiedoso, ser a raiz de nossa fragilidade psicossomática, ele também nos faz crescer e amadurecer emocionalmente. 

Ao longo de nossa existência, percebemos que existem feridas que só o tempo consegue cicatrizar. Há ocorrências e circunstâncias que só o tempo vai desnudar sua relevância épica, pois a vida em si, para tal, é ineficaz e impermanente. 

Quanto tempo de vida temos é uma incógnita, previsível apenas em modelos matemáticos que observam o passado e estimam o presente/futuro, ainda assim incertos, especialmente em momentos como este que vivemos, quando um pequeno vírus é capaz de bagunçar todo e qualquer planejamento.

Nossa resposta ao Tempo deve ser procurar viver com qualidade de vida e harmonia espiritual, norteados por ideais de força, foco, fé, equilíbrio e determinação.

Cada sol que desponta no horizonte, não corresponde a mais um dia; na verdade é menos um dia na cronologia do nosso tempo vivencial.  

Por isso é importante saber: 

Como você tem gerido a sua vida? Como você tem cuidado do seu tempo?

É sabido que qualquer mudança de nossos hábitos não é uma tarefa fácil, todavia, planejar e gerir o tempo agrega uma série de benefícios, com impactos sobre a saúde, os relacionamentos e a nossa produtividade profissional. 

Relacionamos cinco pontos prioritários para adequação de um programa de gestão do nosso tempo:

1. ADMINISTRAÇÃO DO ESTRESSE VIVENCIAL: Construir e habituar-se a um cronograma de tarefas diárias, faz com que você se sinta menos estressado e reduza sua ansiedade. 

2. MAIS TEMPO DISPONÍVEL: As pessoas que priorizam uma gestão eficaz de seu tempo, conseguem ter mais tempo livre para as atividades familiares, pessoais e hobbies. 

3. CAPACIDADE DE EMPREENDER E ADEQUAR OS OBJETIVOS: A gestão inteligente, racional e objetiva do tempo permite alcançar metas e objetivos pessoais e profissionais com maior celeridade e assertividade.

4. MAIOR PRODUTIVIDADE E EFICÁCIA: Gerir bem o tempo nos leva a uma maior produtividade e menos tempo desperdiçado em atividades triviais ou rotineiras.

5. MELHORIA DA IMAGEM E REPUTAÇÃO PROFISSIONAL: A imagem profissional é como as pessoas conseguem enxergar você. A reputação está ligada mais ao caráter do profissional, em como ele atende e honra seus compromissos. A gestão do nosso tempo apresenta uma grande correlação com o nosso sucesso pessoal e profissional. 

Lembre-se que o tempo de si mesmo pede contas, não desperdice seu tempo com futilidades. E como nos ensina Drummond: “Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes”.

Um brinde a um novo tempo em nossa vida, a um novo ano que se inicia.

Um feliz e harmonioso ano de 2021, com muita saúde e muita paz. 

Relacionados

AMOR SEM LIMITES: na saúde e na doença, na alegria e na tristeza…

Acredito que apenas ter saúde não é garantia de felicidade plena, posto que, apenas o amor verdadeiro pode certificar à felicidade integral. Assim, podemos...

Negacionismo: vírus devastador que pode até matar

Negacionismo é o ato de rejeitar terminantemente e/ou desconsiderar um fato ou conjunto de fatos notadamente bem aceitos por convenções científicas ou acadêmicas. Na...

A esperança agonizante de um povo sofrido

Dificilmente, fora do meu ciclo familiar, me pronuncio em questões pertinentes à política partidária. Aprendi a manter um silêncio obsequioso sobre essas questões com...

24 COMENTÁRIOS

  1. Eu acredito que a maturidade nos faz ter um diálogo saudável com o tempo e, aceitar com serenidade as mutações naturais que fazem a vida ter (ou não) um sentido.
    Meu maior foco é vida.
    Um problema dos temos modernos é que grande parte das pessoas esquecem a temporalidade e impermanência da vida e usam mal o seu tempo existencial, daí a reflexão proposta pelo texto.
    Como psicológico e psicanalista, quase nunca me atenho a questão de fé, credo e religiosidade, tidavia, respeito plenamente a opinião do leitor.

  2. Dia desses pensando no tempo e nas suas maravilhas, escrevi essas linhas:

    Juventude que o tempo nos rouba
    que pela vida nos transporta e a velhice nos choca.
    Tempo que ontem me viu menina nas tuas veredas traquinas no despertar matutino com tua aurora repentina, e em tudo me conduzindo num transporte passarinho que voa além do ninho, e se perde traduzindo nos teus segredos longínquos .

    E como disse Gilberto Gil na sua canção sobre o tempo: "Tempo rei, ó tempo rei…."

  3. Um brinde a este delicioso texto, que nos faz refletir sobre a importância da administração do tempo.
    Tema de muita relevância para todas as idades neste início de ano.
    Tempo bem gerenciado é vida bem aproveitada.
    Feliz 2021! Grande abraço com mais tempo e qualidade de vida.

  4. Belo texto, escrito com a leveza de quem compreende que o tempo, que não podemos controlar, pode e deve nos servir como oportunidade generosa, de autoconhecimento e vivência do que realmente é essencial e que nos torna pessoas melhores e mais felizes. Só o tempo nos permite retirar os excessos da existência humana. Certamente um texto que faz repensar e ressignificar a vida…. Parabéns ao site pela excelente iniciativa de ser, através dos textos publicados, luz e esperança! Texto que poderá ser utilizado, sendo de grande valia para reflexões nas reuniões de planejamentos dos vários segmentos da sociedade.
    Que venham mais textos assim!👏👏👏👏👏🌹🌹🌹🌹

  5. Dodora, sou muito grato por tuas considerações elogiosas.
    Aos 7.2 de vida, me considero um eterno aprendiz em conviver harmoniosamente com o Senhor CHRONOS, deus do tempo na mitologia grega. Também chamado AEON – eternidade (em latim). Rsrsrsrsrsrs
    Grande satisfação em tê-la como leitora.

  6. DA SESSÃO ASSUNTANDO:

    Parabéns ao poeta Thiago Mendes 👏👏👏👏👏
    Para essa historieta, existe até mesmo uma explicação analítica:

    Erick Berne é o criador de um modelo de psicoterapia de grupo denominado “Análise Transacional – AT”, onde os disfarces de sentimentos, acontecem a nível do inconsciente.

    O belíssimo poema recitado pele colega Thiago Mendes, revela as tristezas e as mágoas de um “palhaço” que chora internamente e faz a plateia rir para não chorar.

    Segundo Berne, quando alguém tem uma crise de riso em um velório ou chora de alegria ao ser permeado na loteria, na verdade está passando por um “RACKET” ou seja uma vivência emocional que inverte e/ou camufla
    sentimentos de culpa, inadequação, mágoa, mede, ressentimento ou até mesmo de alegria.
    A velha PSICOLOGIA tem uma teorização para quase tudo que se fala … rsrsrsrsrsrs

  7. Primeiramente eu gostaria de agradecer ao Luiz Célio pelo convite a conhecer esse site, muito bem organizado por sinal, para mim é uma grata surpresa! E também agradecer a oportunidade de ler este seu belo texto sobre o uso do tempo! Olhar com sabedoria: quem não consegue usar bem o seu tempo, na verdade acaba perdendo a vida, estraga o tempo precioso naquilo que não é interessante, em coisas banais, sem validade; e quando acorda, como se diz: já é tarde! Então essa sequência de cinco pontos prioritários é muito boa! Obrigada e vc um forte abraço

  8. A presença de Luiz Célio engrandeceu o nisso site . Quero aqui agradecer a ele, um profissional de muita capacidade e compromisso com a ciência pela contribuição valiosa que dará à causa da informação.
    Agradecemos também a todos os leitores que têm nos visitado prestigiando o nosso trabalho. Que creiam, manterá um compromisso com a verdade, com a qualidade de firma independente.
    Tenho dito que poderemos não ser os maiores, mas que vamos competir para ser um dos melhores isso nós vamos.
    A equipe de articulistas é da melhor qualidade e nos ajudará nessa empreitada.

  9. Ceci é uma grande amiga que reside em Ustaritz (França) uma comuna francesa na região administrativa da Nova Aquitânia, no departamento dos Pirenéus.
    Estou muito honrado de tê-la como leitora e obter seus comentários elogiosos. 🙏🙏🙏.

  10. Interessante texto, Luiz Célio!
    O tempo sempre nos coloca como dilema o desejo do que ficou no passado e não se recupera – pessoas queridas e juventude – e o conforto da sabedoria e da experiência de vida adquirida. Saber equilibrar o tempo que nos resta com as demandas cotidianas, parece-me uma boa receita de equilíbrio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas

Medo e Liberdade

Tenho refletido muito, talvez pelo momento político, a respeito de liberdade em seu sentido mais amplo. Mas o que é liberdade? Segundo o dicionário...

Esqueceram o Marquês

A passagem de efemérides, como a do segundo centenário da nossa Independência, faz com que algumas figuras históricas daquele momento sejam rememoradas (em regra,...

Lula-lá: Sem Medo de Ser Feliz

Desde a minha infância vivida na minha cidade natal, Lavras da Mangabeira CE, me habituei a ouvir modinhas e parodias usadas no período de...

Asas que voam

Pelas frestas da janela, essas lembranças invadem o quarto sombrio daquele tempo escorrido nas noites do passado. Uma vez, recordo bem, reservara a mim...

Mais Lidas

OS 11 princípios de Joseph Goebbels

Texto originalmente publicado em 08/01/2020    Joseph Goebbels, para os que não têm a informação, foi ministro da propaganda de Adolf Hitler e comandou a...

A esperança voltou!

  A semana que antecedeu as convenções partidárias foi muito movimentada, notadamente pela visita à Paraíba do presidente Luiz Inácio da Silva- Lula. A festa...

Tudo Passa Sobre a Terra

   Não foram poucas as vezes   que fizemos uso da famosa frase do escritor cearense José de Alencar, usada por ele ao finalizar o...

Asas que voam

Pelas frestas da janela, essas lembranças invadem o quarto sombrio daquele tempo escorrido nas noites do passado. Uma vez, recordo bem, reservara a mim...