Por: João Vicente Machado
Em 05 de dezembro de 2016, a Policia Federal conjuntamente com o Ministério Público, deflagrou uma operação denominada Greenfield (clique aqui), para investigar desvios de recursos dos fundos de pensão, bancos públicos e estatais, num montante de 8 bilhões de reais.
O nome da operação é uma palavra inglesa e refere-se a um jargão do mundo dos negócios que cuida de projetos inicias que ainda estão no começo.
O nome Greenfield guarda certa relação com a operação de mesmo nome, cuja tradução do inglês significa campo verde, quando ainda verdes eram os negócios investigados, que abarcou os fundos de pensão da caixa econômica FUNCEF, dos Correios POSTALIS, o da Petrobrás PETROS, fiscalizados pela autarquia federal vinculada ao ministério da economia, PREVIC.
![]() |
Fundos de Pensão no Brasil |
O número de suspeitos no processo envolve 26 pessoas e o volume de papeis virou um calhamaço enorme, que não se enquadra e nem pode ser resumido no exíguo espaço deste texto. Todavia, o que pretendemos é mostrar o que poucos sabem, ou seja, o papel do hoje ministro Paulo Guedes nesse feito. Logo ele o guardião da moralidade, da economia e do decoro público, ou seja, o verdadeiro salvador da pátria!
Uma matéria publicada no Brasil Econômico de sexta feira dia 14/08/20, nos chama a atenção para a seguinte informação:
“Paulo Guedes é investigado por suspeita de envolvimento em fraudes. Elas teriam sido feitas nos aportes dos fundos de pensão ligados às estatais em dois fundos de investimentos criados pela BR Educacional Gestora de Ativos, empresa ligada ao ministro”.
Oito bilhões de reais é um número, cuja ordem de grandeza pode passar despercebida à nossa sensibilidade e para enxergar a sua potencialidade é preciso recorrer aos comparativos como referenciais. Vejamos:
01- Com 8 bilhões de reais poderíamos construir, por exemplo, em torno de 55 mil casas populares para abrigar dignamente mais ou menos 280.000 pessoas, o que equivale à população de Caruaru, cidade de Pernambuco.
02- Com 8 bilhões de reais poderíamos construir uma extensão de redes coletoras de esgotos sanitários, suficientes para atender a 90% da população urbana da Paraíba.
03- Com 8 bilhões de reais, poderíamos construir 400 barragens de terra de médio porte, para ampliar a capilaridade do suprimento de água na região semiárida.
04- Pouco mais de 8 bilhões de reais, foi o valor investido na integração das águas do São Francisco com as bacias do Nordeste setentrional.
Pelo visto, 8 bilhões de reais não é pouca coisa e foi exatamente esse o montante do desvio provocado pela BR Gestora de Ativos, empresa ligada a Paulo Guedes antes mesmo de ser ministro.
Nessa época ele era o guru, o mentor e ideólogo da aventura Bolsonariana que prometia austeridade e apresentava um paladino da moralidade, um verdadeiro Dom Sebastião que ressurgira para salvar o Brasil da corrupção.
![]() |
Ministro da Economia Paulo Guedes |
Agora seus advogados tentam desesperadamente levar esse lixo moral para debaixo do tapete pleiteando na justiça e obtendo do TRF1 – 1° Região, por decisão do desembargador Ney Bello, a suspensão do inquérito contra o hoje ministro Paulo Guedes na operação Greenfield.
Segundo publicação do informativo PODER 360, “As investigações ficarão suspensas por 40 dias, período definido para que o caso seja julgado pela 3° turma do TRF-1. O julgamento deve ser realizado em 22 de setembro.” Esperemos para ver o desfecho de mais um “desviozinho” produzido por essa malta que desgraçadamente nos governa.
Referências:Poder 360;Valor Econômico;Folha de São Paulo; Brasil Econômico.
Fotografias:Bancários Joinville;Veja.abril.com.br